A Importância Da Contabilidade Para Pequenas Empresas

Qual a importância da contabilidade para pequenas empresas?

Pequenas empresas se vêem praticamente obrigadas a ter contadores em seu quadro de funcionários. O excesso de tributos e as muitas mudanças no recolhimento são os principais fatores que contribuem para isso. Dito isso surge a a importância da contabilidade dentro da empresa. No entanto, é preciso esclarecer que a contabilidade vai muito além de ajudar o negócio a estar em conformidade com o fisco. Sua atuação também pode ocorrer na esfera estratégica, ajudando a empresa a se desenvolver a médio e longo prazo.

Neste artigo, falaremos sobre o papel da contabilidade para pequenas empresas, destacando os seus principais pontos de atuação. Além disso, explicaremos como um software de gestão auxilia as atividades do setor, contribuindo no aumento de eficiência e produtividade. Boa leitura!

Qual o papel da contabilidade para pequenas empresas?

Uma empresa, especialmente no início de sua operação, precisa ter uma boa organização financeira. Por isso a importância da contabilidade para as pequenas empresas. Porque geralmente todo o lucro obtido é reinvestido na operação, de modo que ela não só se sustente, mas cresça com o passar do tempo. Essa organização passa também pelo trabalho dos contadores, pois estes podem indicar aos donos do negócio todos os empecilhos que venham a comprometer a sobrevivência da companhia no mercado.

Junto a isso podemos incluir o processo de formalização do negócio. Apesar desse ponto ter apresentado uma certa simplificação no Brasil, ainda existem aspectos que podem ser melhor resolvidos com o auxílio da contabilidade. Já adiantando o que vamos falar mais na frente, toda empresa precisa ter um enquadramento tributário antes de se formalizar. É justamente o auxílio e expertise do contador que dirá se o negócio pertence ao Simples Nacional ou Lucro Presumido, por exemplo.

Também não podemos deixar de falar da arrecadação de impostos. Sem ter um contador, o empresário passa a ter grande risco de ser sufocado pelo excesso de tributos que incidem sobre pessoas jurídicas. Infelizmente, não é raro a falência de empreendimentos no Brasil em seus primeiros anos de operação, em virtude da falta de conhecimento da legislação tributária.

Como a contabilidade pode ajudar e qual sua importância?

Ainda que a empresa tenha um contador, talvez ela não explore ao máximo o potencial desse profissional. Em outras palavras, ele não é contratado apenas para ajudar o empresário a cortar custos; felizmente, há muito de valor a ser agregado pelos contadores, sendo que falaremos sobre alguns serviços nas subseções a seguir!

Planejamento tributário

Da mesma forma que a empresa precisa fazer um plano estratégico de ação, ela deve fazer o mesmo em relação a impostos. Isso porque o negócio já precisa iniciar sabendo o seu enquadramento tributário. Pequenas empresas geralmente são pertencentes ao Simples Nacional, cujo limite de faturamento anual é 4,8 milhões de reais.

Apesar de ter uma contabilidade mais simples em comparação a negócios enquadrados no Lucro Presumido e Lucro Real, ainda assim é importante o planejamento tributário. Nesse sentido, é fundamental contar com o profissional contábil para evitar problemas e prejuízos futuros ao empreendimento.

Isso porque a empresa pode elevar o seu faturamento ao longo do tempo e mudar de enquadramento tributário. Sem um planejamento, há o risco de a empresa pagar impostos excessivos sem necessidade, ou o contrário, recolher de menos e sofrer autuações por parte do fisco.

Consultoria contábil

Além de planejar o recolhimento de tributos, os contadores podem ainda prestar o serviço de consultoria contábil. Como é de se esperar, o profissional ajudará a empresa a reduzir custos e empregar melhor os recursos financeiros do negócio, mas não para por aí. Uma das formas de orientar empreendedores é por meio da conciliação bancária, que consiste em saber se o saldo de contas a pagar e receber está em conformidade com o extrato bancário da empresa.

Uma das razões que justificam o serviço de consultoria contábil é a falta de conhecimento dos empreendedores sobre o assunto. Muitas das vezes, eles estão ocupados com os aspectos mais estratégicos do negócio, sendo, portanto, fundamental delegar ou terceirizar essa função.

Auditoria

A auditoria serve para verificar se todos os processos na empresa ocorrem de maneira correta. Sua importância também se estende ao fato de que ela auxilia na identificação de falhas que não foram percebidas previamente. Trazendo para o contexto da contabilidade, existem dois tipos de auditoria: interna e externa. A primeira é feita por profissionais ligados à empresa, sendo composta por procedimentos como:

  • avaliação de fluxos, sistemas, plano de controle interno e desempenho da empresa;
  • avaliação de integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade de processos, sistemas de informações e controles internos integrados ao ambiente;
  • gerenciamento de riscos;
  • entre outros.

Projetos de expansão do negócio

Uma coisa é fato: é impossível dissociar contabilidade e gestão financeira, principalmente em empresas de pequeno porte. Por isso frisamos que a importância da contabilidade para as pequenas empresas. Porque na prática, a integração entre ambos auxilia os empreendedores a saber se a empresa tem condições, por exemplo, de expandir suas operações.

Sendo ainda mais específico, imagine que a companhia queira criar novas filiais em diferentes lugares. Mesmo com um volume de capital a ser investido na construção ou compra de um imóvel para a empresa, é viável o pagamento de salários dos colaboradores e outros gastos? Esta resposta, portanto, ficará a cargo do contador.

Qual a importância de um sistema de gestão para a contabilidade?

Tanto a gestão financeira como a contabilidade passam a ser mais eficientes com o auxílio de um sistema. Empresas que tomam decisões e analisam indicadores com base em dados armazenados em softwares tendem a se destacar no mercado, alcançando suas metas e objetivos com maior facilidade.

A digitalização de processos já é uma realidade no ambiente contábil, visto que várias atividades repetitivas e suscetíveis a erros são feitas agora pelos softwares. Dessa forma, o profissional pode se dedicar com mais afinco a aspectos estratégicos do setor e que ajudarão o negócio a se desenvolver.

Com isso vimos como a importância da contabilidade para as pequenas empresas vai muito além de ajudar no recolhimento de impostos e corte de custos do negócio. Visto que ela desempenha também um papel estratégico nas organizações, torna-se fundamental contar com um software para a gestão contábil e financeira. A Asplan possui soluções que podem atender às necessidades do seu negócio, sendo a sua parceira ideal.

Portanto, não perca tempo e entre em contato com a nossa equipe para conhecer melhor as nossas soluções contábeis e financeiras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.