Após rompimento de cabo de fibra óptica, problema é parcialmente resolvido - Asplan Sistemas

Após rompimento de cabo de fibra óptica, problema é parcialmente resolvido

Quatro estados brasileiros sofrem com a falta de internet e telefonia móvel da Vivo, GVT e TIM. O problema ocorreu com cabos de fibra ótica que ligam servidores dos quatro provedores no Brasil.

Segundo relatos de usuários no Twitter, há falhas em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No lado da GVT, a empresa explicou que um problema no backbone que fica em São Paulo – e ligam outros servidores em Curitiba, via fibra ótica – afetou clientes de outros estados.

O problema é muito maior do que parece por um engarrafamento de informações em um só lugar, ou seja, empresas de telecomunicação utilizam os mesmos cabos para enviar dados. Isso significa que a queda em um lado pode afetar todos os outros.

A GVT garantiu que há funcionários correndo contra o tempo para resolver o problema o quanto antes.

Atualização 17h52:

Segundo a assessoria da GVT, um dos três cabos de transmissão de dados que sofreu rompimento já foi reestabelecido. Como a sua capacidade é menor que a rota principal, alguns clientes ainda podem experimentar lentidão no acesso à web.

Ainda não há previsão, de acordo com a GVT, de quando os outros dois cabos serão consertados. O primeiro levou cerca de duas horas para voltar a funcionar, e as empresas de telecomunicação não divulgam o número de usuários afetados pelo problema. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o rompimento foi em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba.

A TIM confirmou o triplo rompimento dos cabos de fibra óptica em toda a região sul. Esse problema afetou os serviços de voz e dados dos clientes da operadora. Ela informou também que “os técnicos da TIM e suas parceiras já atuam para correção do incidente e reestabelecimento dos serviços o mais rápido possível”.

A Vivo, em comunicado oficial, afirma apenas que os clientes nas regiões do Paraná e Santa Catarina foram afetados, e estão com dificuldades no acesso ao serviço de dados e voz. O Estado de São Paulo não foi afetado. Eles também confirmam que a causa foi uma empresa terceirizada, mas não revelaram o nome. Segundo a empresa, “a situação foi normalizada às 15h40 desta tarde, após a mobilização de equipes técnicas”.

Segue o comunicado:

A Telefônica | Vivo informa que, por volta das 13h00 de hoje, alguns clientes de Paraná e Santa Catarina podem ter encontrado dificuldades na utilização dos serviços de voz e dados da empresa, devido a rompimentos de cabos de fibra óptica. A situação foi normalizada às 15h40 desta tarde, após mobilização de equipes técnicas e de todos os esforços para recuperação dos serviços no menor prazo possível.”

Em breve mais informações, fique ligado (se sua Internet permitir)!

Fonte: http://ultradownloads.com.br/noticia/problema-cabo-fibra-otica-vivo-tim-gvt/#ixzz1tAJxXRTs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *