Descubra como o business intelligence pode ajudar na gestão

06 ago

Descubra como o business intelligence pode ajudar na gestão

O BI (ou business intelligence) é uma estratégia que contribui para o desenvolvimento das empresas unindo tecnologia e informação. Inteligência de negócios é como se denomina o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e manutenção dos dados corporativos.

Esses processos, quando bem elaborados, oferecem inúmeros benefícios à administração do negócio. O acesso ao elevado volume de dados é um grande auxiliar das empresas no momento de construir seu planejamento estratégico.

Para usar esses dados da forma mais adequada possível, é relevante ter à disposição processos inteligentes para analisar e integrar setores e informações. Confira neste artigo como o business intelligence pode contribuir para a melhor gestão corporativa!

Planejamento

Analisando os dados coletados, o gerente tem condições de antecipar transtornos e oportunidades que tendem a ocorrer na economia. Essa proatividade permite planejar suas atividades com mais precisão e eficiência, reduzindo as chances de cometer falhas. Tudo isso ajuda a empresa a alcançar suas metas com mais rapidez e facilidade.

Tomada de decisões

O BI dispõe de algoritmos capazes de efetivar o cruzamento de dados de origem interna e também de origem externa. Usando soluções matemáticas, ele define uma gama de informações precisas que podem ajudar na tomada das melhores decisões.

Análise de desempenho

O sistema integra informações originadas de outras ferramentas analíticas utilizadas na empresa. Com o auxílio dos conteúdos coletados, o business intelligence contribui para que os gestores façam um levantamento sobre a performance dos times de funcionários.

Assim, pode-se fazer uma avaliação integral de todo o negócio, incluindo a avaliação de cada colaborador, otimizando a gestão de pessoal.

Controle de gastos

Os aspectos financeiros podem se beneficiar bastante com as soluções de BI. Seus recursos sofisticados efetivam a análise de todos os dados relacionados ao departamento financeiro, incluindo as informações sobre o estoque, os investimentos e o fluxo de caixa.

Os resultados encontrados permitem ao gerente visualizar com mais detalhes a utilização dos recursos e as demandas da organização. Fica mais simples determinar quais investimentos devem ser feitos para aprimorar o posicionamento financeiro da empresa no mercado.

Foco em clientes mais lucrativos

O BI permite que seja feita uma classificação de clientes fundamentada na frequência e no valor de suas compras. Essa classificação permite a construção precisa de perfis dos clientes mais rentáveis, o que ajuda na hora de direcionar as ações de marketing, focando em perfis de maior potencial.

Melhoria na administração de vendas

Outra forma de o business intelligence ajudar é otimizando o gerenciamento das vendas. Pode-se, por exemplo, realizar a promoção de certas mercadorias, produtos de baixa demanda, valores atípicos, níveis de estoques e, como resultado, conferir mais lucratividade à empresa.

Business intelligence para ações de marketing

As ferramentas de BI também podem ajudar no planejamento, monitoramento e avaliação do êxito das atividades promocionais.

Os orçamentos de marketing podem ser melhorados para que as ações sejam mais acertadas. Graças à flexibilidade dos processos, estratégias podem ser empregadas de forma cada vez mais interativa com setor financeiro, com as vendas e com o marketing.

Para a organização efetivar uma gestão eficiente do negócio, convém ter o suporte de um sistema de business intelligence. Com ele, o gerente chega mais facilmente às melhores decisões, com transparência e de maneira estratégica. O sistema de BI ainda permite desenvolver ações mais inteligentes em todos os departamentos da empresa.

Gostou de aprender mais sobre business intelligence? Quer receber outras dicas de negócios diretamente no seu e-mail? É fácil: assine a nossa newsletter e fique por dentro de qualquer novidade!