Captação De Recursos No Terceiro Setor: 6 Dicas Para Aumenta-la

6 dicas para aumentar a captação de recursos no Terceiro Setor

​A captação de recursos no Terceiro Setor é uma tarefa bastante desafiadora. Isso porque a arrecadação de fundos para uma Organização da Sociedade Civil deve envolver transparência, coordenação, controle e boa gestão.

Contudo, com algumas práticas efetivas, como a criação de um plano de captação, a realização de campanhas de doação e a organização de eventos beneficentes, é possível captar verbas para sua ONG.

Quer conhecer mais sobre essas práticas e descobrir outras dicas para aumentar a captação de recursos no Terceiro Setor? Confira nosso post!

1. Criar um plano de captação

Antes de mais nada, para aumentar a captação de recursos no Terceiro Setor, é preciso desenvolver um planejamento estratégico. Isso significa conhecer a quantia necessária para que a instituição possa se manter funcionando ao longo de um determinado período. Além do mais, deve-se prestar atenção aos procedimentos contábeis.

Do lado comunicacional, é imprescindível ter dedicação para que seja construída uma estratégia de marketing adequada. Esses são exemplos de condutas fundamentais para uma boa gestão. Todos os detalhes devem ser pensados e discutidos entre os tomadores de decisão da OSC, independentemente do seu tamanho. Depois de analisada a situação da entidade, pode-se dar início às ações para captação de recursos.

2. Participar de editais

Diversas companhias privadas, negócios sociais e fundações costumam abrir portas para o financiamento de projetos de cunho social por meio de editais. Alguns deles têm especificidades temáticas para seleção de projetos específicos. O tema pode variar bastante, a depender dos objetivos da pessoa jurídica que pretende disponibilizar o patrocínio.

3. Fazer um financiamento coletivo

Também conhecido por crowdfunding, o financiamento coletivo online está cada vez mais popular por aqui e ao redor do mundo. Existem muitas plataformas digitais para auxiliar nesse tipo de captação de recursos. Elas costumam cobrar uma taxa administrativa, que é variável. No Brasil, as mais usadas são a Kickante, a Vakinha e a Catarse.

Powered by Rock Convert

4. Realizar campanhas de doação

Para a realização de uma campanha de doação bem-sucedida, é preciso ter um planejamento de comunicação adequado, conforme abordamos na primeira dica deste artigo. Para isso, utilize estratégias que envolvam as redes sociais e vídeos institucionais. Use a tecnologia a favor da captação de recursos do seu projeto, pois o custo-benefício é o melhor que você encontrará para divulgar sua ONG.

5. Organizar eventos beneficentes

Pode soar um pouco antagônico organizar um evento a fim de captar recursos, visto que isso representa um gasto para a instituição. Mas existem maneiras de transformar esse tipo de ação em uma ótima oportunidade para arrecadar dinheiro.

Recrute voluntários para ajudar em tudo o que for necessário para colocar o evento de pé. Você pode optar por um show de música, apresentações de dança, feirinhas gastronômicas ou qualquer outra ideia que atraia um bom público. A captação de recursos pode ser feita por meio da venda de ingressos, por exemplo.

6. Receber doações das notas fiscais de pessoas físicas

Receber doações pelas notas fiscais de pessoas físicas é um procedimento bastante simplificado. A decisão cabe apenas ao consumidor que detém o CPF. No entanto, é importante ressaltar que a OSC precisa realizar um cadastro junto à prefeitura para ser inserida tanto no programa da Nota Fiscal Paulista como no da Nota Paraná.

Uma Organização da Sociedade Civil que deseja melhorar sua arrecadação de dinheiro deve concentrar esforços na transparência da sua prestação de contas. Dessa maneira, sua imagem estará atrelada à credibilidade necessária para receber financiamentos consistentes e sustentáveis para seus projetos. Se você não sabe como fazer isso, fique tranquilo, pois a Asplan ajuda no processo de gestão de forma eficiente e eficaz.

Lembre-se de que com um planejamento bem estruturado e ações bem direcionadas, sua instituição conquistará doadores, otimizando a captação de recursos no Terceiro Setor.

Gostou do artigo? Então, que tal agora descobrir 5 dicas para a prestação de contas no Terceiro Setor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *