Consultoria Para Pequenas Empresas

Entenda a importância da consultoria contábil para pequenas empresas

Todo empreendedor deve se preocupar com a saúde financeira de seu negócio, especialmente em um mercado cada vez mais competitivo — devido à forte presença da tecnologia como solução para as demandas cotidianas. Dito isso, uma consultoria para pequenas empresas pode trazer grandes benefícios para as questões contábeis e tributárias da organização.

O fato é que uma decisão errada pode causar consequências drásticas, gerando uma sequência de escolhas equivocadas. Além de causar prejuízos para o negócio, a existência da companhia pode ficar comprometida. Devido a esse contexto, muitas empresas de pequeno porte têm investido nos serviços de consultoria contábil.

Continue a leitura do artigo para entender o que é consultoria contábil para pequenas empresas, a importância dela e como escolher o melhor prestador para esse tipo de serviço.

O que é e para que serve uma consultoria contábil?

De forma simplificada, a consultoria contábil é o conjunto de serviços prestados por profissionais da área de contabilidade voltados para o controle patrimonial e financeiro, aspectos de natureza tributária, rotinas trabalhistas, emissão e controle de notas fiscais, e melhoria de processos para otimizar a gestão empresarial e as decisões tomadas pelos gestores.

O prestador desse tipo de serviço fará uma análise a respeito dos processos de sua organização, interpretando todos os dados gerados. Por meio dessas informações importantes, ele ajudará a melhorar a saúde financeira do negócio.

O fato do Brasil ser um dos países com a maior carga tributária do mundo faz que a necessidade de contratação de consultoria para pequenas empresas seja latente. Apenas no espectro dos impostos, são 97 obrigações acessórias, 63 tipos de tributos e quase 3.800 normas a serem cumpridas.

A consultoria contábil pode ser uma verdadeira aliada do seu empreendimento, visto que cuidará de todos os trâmites pertinentes à prestação de contas à Receita, mantendo a transparência e a fidelidade na representação da situação patrimonial.

Por que contratar uma consultoria para pequenas empresas?

Agora que você já tem uma perspectiva mais abrangente sobre o que é um serviço de consultoria contábil, mostraremos a importância dela para as empresas de pequeno porte. Acompanhe!

Reduz custos

Você sabia que muitos pequenos empreendedores pagam mais impostos do que realmente deveriam? Essa é uma das razões que leva um grande número de empreendimentos a sucumbirem nos primeiros cinco anos de existência, já que toda a lucratividade é escoada devido à alta carga tributária.

Uma das formas que a consultoria contábil pode ajudar, nesse sentido, é por meio do enquadramento da empresa no regime tributário mais adequado às suas atividades comerciais e porte.

Além disso, a consultoria ajuda a identificar despesas desnecessárias, gargalos e outros aspectos negativos que podem ser eliminados, reduzindo custos e otimizando a entrada de recursos financeiros do negócio.

Aumenta a produtividade

As questões relacionadas à contabilidade da empresa são burocráticas e trabalhosas, concorda? Não é por coincidência que as organizações de médio e grande porte têm um departamento dedicado apenas a cuidar desses assuntos.

Para um pequeno empreendedor, lidar com a gestão financeira, organizar os prazos de pagamento de impostos, gerenciar o estoque, certificar-se de que está recolhendo os tributos corretos e, ainda, ter que atender os clientes e cuidar da produção de seus produtos ou serviços pode ser não somente exaustivo, mas perigoso. Nesse contexto, há uma grande margem para falhas humanas.

Quando o gestor pode contar com o auxílio de profissionais experientes para cuidar de toda a gestão tributária e financeira da companhia, ele pode usufruir de mais tempo para se dedicar a outras áreas mais importantes, além de melhorar a qualidade do trabalho realizado.

Garante o cumprimento das obrigações fiscais e acessórias

Mais uma vez, vale lembrar que o Brasil tem um sistema tributário bastante complexo. Isso não se aplica somente à quantidade e aos valores dos impostos pagos pelos contribuintes, mas a toda a burocracia que os empreendedores enfrentam para que possam manter suas obrigações fiscais e acessórias em dia com órgãos regulamentadores.

Uma das principais vantagens que um serviço de consultoria para pequenas empresas pode oferecer é a garantia de que a organização não estará em risco de sofrer multas, penalidades ou sanções pela Receita devido à sonegação de impostos.

Como escolher o melhor serviço de consultoria contábil para pequenas empresas?

Antes de finalizarmos, é muito importante que você saiba quais critérios considerar na hora de escolher um bom serviço de consultoria contábil para a sua pequena empresa.

Verifique o histórico da empresa no seu mercado de atuação

Você não vai entregar a gestão tributária do seu empreendimento nas mãos de amadores, certo? Um dos primeiros aspectos a se analisar na hora de escolher o melhor serviço de consultoria contábil é a trajetória do prestador de serviços e a sua credibilidade no mercado.

A Asplan, por exemplo, atua há mais de 30 anos na área, oferecendo serviços e produtos para atender às necessidades contábeis, financeiras e operacionais de empresas dos mais variados portes e segmentos.

Preze por empresas com perspectiva de inovação

Não há como negar o processo de evolução tecnológico pelo qual a sociedade está passando atualmente. Esse momento será marcado na história como o período da transformação digital, pois todo o tipo de necessidade da vida moderna tem sido suprido por meio de soluções inovadoras no ambiente virtual.

Considere um prestador de serviços de consultoria contábil que trabalhe alinhado a esse conceito de digitalização no qual o mercado contemporâneo se encontra. A Asplan, por exemplo, oferece um sistema de gestão contábil com uma infinidade de recursos úteis para a sua pequena empresa.

Para concluirmos, é importante destacarmos que o serviço de consultoria para pequenas empresas oferecido pela Asplan funciona no formato in loco, isto é, a organização terá muito mais clareza e eficiência na resolução de seus processos, além de poder focar em seu core-business e oferecer produtos ou serviços de altíssima qualidade ao cliente.

Gostou de saber mais sobre o assunto e quer conhecer os serviços de consultoria e as soluções inovadoras que a Asplan pode proporcionar ao seu negócio? Então, entre em contato com a nossa equipe para receber auxílio dos melhores profissionais do mercado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.