Contabilidade 4.0: O Que é E Por Que Adotar Na Sua Empresa

Contabilidade 4.0: o que é e por que adotar na sua empresa

Devido ao surgimento de novas tecnologias, com acesso facilitado à internet e a computadores de alto potencial tecnológico, a contabilidade está passando por atualizações que melhoram a gestão, minimizam custos e aprimoram a rotina dos profissionais. Tratam-se de algumas das vantagens que a contabilidade 4.0 oferece para as empresas.

As metodologias e estratégias de trabalho adotadas anos atrás estão se tornando ultrapassadas. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, é primordial que as organizações e seus contadores se atualizem para assegurar uma boa posição no mercado em que estão inseridos.

O fato é que as tecnologias otimizam a gestão, reduzem custos, maximizam o desempenho da equipe e, consequentemente, aumentam a produtividade. Deseja saber mais sobre a contabilidade 4.0? Continue lendo este post!

Em que consiste a contabilidade 4.0?

A contabilidade 4.0 surgiu a partir do termo “Indústria 4.0” e recebe esse nome devido ao fato de sofrer atualizações oriundas das tecnologias de ponta em escritórios e empresas do setor. Alguns exemplos são:

  • hiperconectividade;
  • automação extrema;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • armazenamento em nuvem.

A contabilidade 4.0 mostra que o colaborador deve prestar muita atenção no avanço tecnológico, para que seja possível apresentar uma performance de excelência. Ela também otimiza a experiência do cliente de diversas maneiras. Além de estabelecer um maior contato com a organização, por meio de um atendimento integral, é proporcionado o acesso a serviços mais seguros, mais baratos e com melhor qualidade.

Qual é sua importância?

Vivemos em um mundo extremamente modernizado, o que torna tudo mais econômico, rápido e fácil. Um ótimo exemplo é o fato de cópias serem realizadas de forma automática por um sistema na nuvem, proporcionando mais segurança aos dados. Além disso, já não é mais necessário se deslocar até determinado local para reconhecer firma: basta usar um certificado digital para que a assinatura seja validada pela internet.

A contabilidade 4.0 maximiza a produtividade da empresa, eleva a qualidade do serviço e reduz custos de forma simultânea. Assim, o negócio se desenvolve mais rapidamente e de maneira muito mais saudável. Um fator relevante a ser ressaltado é que, com o sistema de integração contábil, os dados do cliente são inseridos automaticamente e ficam disponíveis da mesma forma.

Como vantagem, o contador não corre o risco de receber documentos que possam ter sido alterados por um cliente mal-intencionado diante do Fisco, assim como não depende da pessoa para enviar esses dados a tempo de realizar o serviço solicitado. Isso é muito bom, já que o profissional assume uma responsabilidade junto ao cliente.

Outro grande benefício com relação ao uso da tecnologia no setor contábil é a redução do tempo que o contador e sua equipe gastam para lançar os dados no sistema, além da segurança na qualidade de tais informações. Fora essas vantagens que a utilização da tecnologia pode trazer para a contabilidade, é possível ressaltar ainda:

Powered by Rock Convert
  • possibilidade de trabalhar a distância;
  • diminuição de espaço para armazenar arquivos físicos, em conjunto com a economia na utilização de papel;
  • possibilidade de ter um relacionamento mais próximo com o cliente, mas sem ficar dependente dele;
  • chance de se tornar um parceiro estratégico do cliente.

Como a empresa pode se adequar a esse novo conceito?

Alguns escritórios de contabilidade continuam com suas rotinas sendo executadas da mesma maneira de anos atrás, com pilhas de papel e colaboradores atendendo a poucos clientes (por conta da metodologia tradicional). Mas os gestores mais antenados já embarcaram na nova onda, automatizando rotinas, modernizando as atividades e alocando seus funcionários onde realmente há necessidade.

Na contabilidade 4.0, o contador muda o objetivo de sua ação, pois deixa de ser somente um conferente e se torna um grande auxiliar de tomadas de decisões do cliente. As novas tecnologias de gestão ajudam a realizar atividades muito burocráticas de maneira automática. 

Isso aumenta a agilidade na prestação de serviços e minimiza o estresse sobre os funcionários, além de diminuir significativamente o risco de perder prazos ou gerar erros. Tudo passa a ser medido de outra maneira — prazos que outrora eram calculados em dias, por exemplo, começam a ser cobrados em horas e minutos.

O cliente está cada vez mais informado e tem a maior parte das informações ao seu alcance, portanto enxerga o prestador de serviço como um facilitador, mas não o detentor de um conhecimento inalcançável. Além disso, o contato com a pessoa é instantâneo, o que faz com que os prazos para a realização das atividades sejam convertidos da mesma maneira. 

O aparecimento de escritórios de contabilidade com abordagens atualizadas e novos meios de executar o que sua empresa oferece estimula o crescimento da concorrência. Aliás, “novidade” não é mais algo que causa espanto, tendo se tornado uma característica esperada no mercado atual.

Reinvenção dos negócios

Gestores e empreendedores reinventam seus negócios ao adotarem a contabilidade 4.0 nos processos desenvolvidos, pois percebem que a novidade traz benefícios e diferenciais competitivos para as organizações. Essa tecnologia oferece muitas oportunidades para as empresas, portanto é essencial que seja adotada no setor contábil.

Caso contrário, as companhias podem se tornar ultrapassadas e até sofrer com a perda de clientes para instituições mais modernas com o passar do tempo. O fato é que adotar a contabilidade 4.0 é um requisito para que a empresa se mantenha competitiva e assegure seu espaço no mercado, uma vez que mantém sua qualidade no mesmo patamar da de concorrentes do setor.

Por fim, a adoção da contabilidade 4.0 levará a empresa a um novo patamar, proporcionando a redução de serviços operacionais e a maximização de estratégias, a fim de conquistar os objetivos almejados. Então, invista em tecnologia e ferramentas que automatizem suas atividades, liberando pessoas para tratarem com pessoas.

O cliente atual quer o seu serviço, mas também deseja ser bem atendido e se sentir valorizado durante todo o processo. Esteja certo de que, seguindo nossas dicas, sua empresa conseguirá a fidelização dos clientes.

Viu como a contabilidade 4.0 é importante para um negócio? Então, que tal aproveitar a visita ao blog para descobrir qual a relevância da relação entre tecnologia e contabilidade? Boa leitura e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *