Dashboard Contábil

Dashboard contábil: saiba como e por que montar para sua empresa

O departamento de contabilidade é responsável pelos processos mais burocráticos e assuntos complexos de uma empresa, como pagamento e recebimento de contas, gestão tributária, gerenciamento de contratos, entre tantos outros. Dito isso, organizar todas as tarefas em um dashboard contábil pode elevar a produtividade do setor e facilitar o trabalho dos colaboradores.

Estamos falando sobre uma ferramenta capaz de colocar todas as responsabilidades em uma perspectiva ampla e funcional. Desse modo, os prazos de entrega de serviços podem ser gerenciados, as funções delegadas, as obrigações agendadas e muito mais.

Quer saber mais sobre o que é um dashboard contábil, que tipo de informação ele apresenta e seus principais benefícios? Então, continue a leitura do conteúdo para conferir!

O que é dashboard contábil?

É um painel que concentra todas as informações de uma empresa, projeto ou campanha, de forma visual e intuitiva. A ferramenta torna muito mais fácil a compreensão e o acesso aos dados, além de proporcionar agilidade na tomada de decisões pelos gestores.

Além disso, os funcionários podem se basear nos melhores indicadores de desempenho, objetivos e metas da organização. Tudo isso, de maneira clara, simples e escalável.

Em uma sociedade cada vez mais conectada, é de se esperar que o comportamento de consumo mude, exigindo novas demanda e, por consequência, que as relações de trabalho também sejam modificadas.

Novas tecnologias são desenvolvidas a todo momento e, para garantir uma posição competitiva no mercado, as empresas têm investido em soluções para ter acesso às informações de maneira rápida, precisa e remota.

Resumindo, a função de um dashboard contábil é, justamente, trazer esse tipo de inovação para as companhias: concentrar todos os indicadores de gestão e dados, facilitando a visualização e a coerência das informações em um único ambiente. Assim, os colaboradores podem cruzar os dados e gerar relatórios sobre cada departamento da empresa.

Quais informações um dashboard contábil deve apresentar?

Como foi dito, há uma grande variedade de informações que podem ser disponibilizadas em um painel de gerenciamento contábil. Entre elas, podemos citar:

  • relatórios financeiros, com gastos, lucros e dividendos;
  • objetivos, indicadores e metas da gestão por setor ou unidade de negócio;
  • índices de controle de qualidade;
  • custo de produção de um produto;
  • históricos de pedidos;
  • tempo médio de entrega de produtos;
  • resultados de campanhas de marketing e vendas;
  • controle e gestão de produtos em estoque;
  • demonstração de resultados.

A grande vantagem está na possibilidade de fazer o cruzamento desses dados e ter acesso a relatórios precisos e em tempo real, produzindo novas métricas para mensurar os resultados da empresa.

Quais são os benefícios de trabalhar com um dashboard contábil?

Agora que você sabe o que é um dashboard contábil e de que forma ele colabora com a visualização de tarefas e processos relativos à empresa ou projetos específicos, mostraremos as principais vantagens que essa ferramenta tecnológica pode proporcionar ao seu negócio. Confira!

Centralização de dados

Entramos no ano de 2020 e, acredite, ainda é possível encontrar escritórios de contabilidade que utilizam as obsoletas planilhas. Há, até mesmo, alguns com arquivos físicos para coletar e analisar informações.

Não é preciso ser especialista para saber que, na era da informação digitalizada, quanto menos trabalho manual for realizado em uma empresa, mais ágeis são os processos e, consequentemente, melhores os resultados. Além disso, a eliminação dos procedimentos manuais reduz o índice de falhas e aumenta a eficiência da equipe.

Com um software de gestão contábil que ofereça um dashboard interativo, os colaboradores podem ter acesso a todos os arquivos, tarefas, prazos de entrega, informações financeiras e gestão tributária. Basta acessar o painel eletrônico dentro do próprio sistema.

Panoramas atualizados

Com base no que foi dito no tópico anterior, você pode ter uma ideia de que o dashboard facilita a visualização de todo o panorama da empresa em tempo real, correto? Isto é, pode-se projetar cenários futuros, baseando-se nas informações disponibilizadas no painel.

Isso não apenas dá suporte a uma tomada de decisões mais inteligente, como também, permite que a empresa se previna contra problemas financeiros. Isso porque ela pode se basear em dados reais sobre o histórico da organização e o comportamento do mercado nos anos anteriores.

Confiabilidade dos dados

O fato é que, além das atividades manuais serem lentas e trabalhosas, não há como garantir 100% de segurança. Basta uma falta de atenção na hora de preencher um dado — um simples erro de digitação, por exemplo —, que toda a confiabilidade das informações estará comprometida. No contexto do departamento contábil, as consequências podem ser graves, gerando uma reação em cadeia e, até mesmo, acarretando em multas e prejuízos financeiros.

A automação de procedimentos cotidianos é, por isso, uma das melhores formas de reduzir ou eliminar esses riscos. Como o trabalho é feito com pouca (ou nenhuma) intervenção direta de pessoas, o sistema simplesmente obedece às leis e normas que foram configuradas.

Dessa forma, os contadores podem calcular os valores das alíquotas automaticamente, por exemplo, levando em consideração em qual regime tributária o negócio está enquadrado, assim como os impostos de nível municipal a federal, entre muitas outras tarefas.

Garantia de integração

Um dos maiores benefícios que esse tipo de ferramenta pode oferecer é a garantia de ser integrada a outros sistemas que a empresa já utiliza. Ou seja, a rotina organizacional não muda, apenas se torna mais produtiva e eficiente.

Na prática, todos os departamentos podem visualizar, compartilhar e modificar informações com o escritório de contabilidade. Isso gera impactos positivos na tomada de decisões e na consolidação dos dados.

Essa troca de informações também promove melhorias na comunicação interna da equipe. Dessa forma, promove a otimização do ambiente de trabalho e do relacionamento entre os colaboradores.

Como você pôde conferir neste conteúdo, um dashboard contábil é capaz de agregar muito mais valor e aumentar a competitividade da empresa, por meio de seus recursos que facilitam a visualização das informações do negócio. Basicamente, essa ferramenta é um painel de tarefas interativo, com o qual toda a equipe pode ter sua produtividade aumentada.

As vantagens que esse tipo de ferramenta pode oferecer são úteis para a sua empresa? Então, entre em contato com a gente para conhecer as soluções oferecidas por nosso software de gestão contábil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *