Balanco Blog

Entenda a importância do balanço social no terceiro setor

Você sabe qual é a importância do balanço social no terceiro setor? Esse demonstrativo, publicado anualmente pelas organizações sem fins lucrativos, reúne informações importantes sobre as ações sociais, projetos e benefícios desenvolvidos por elas.

Em especial para a área da contabilidade, o balanço social tem o importante papel de informar à sociedade todo o trabalho desenvolvido e os valores gastos para que ele possa ser realizado. Um dos principais motivos para a divulgação desses dados é evitar que a instituição seja envolvida em escândalos de fraude.

Neste artigo, reunimos algumas informações relevantes que demonstram a importância desse documento para as empresas do terceiro setor. Confira!

As normas brasileiras aplicáveis ao terceiro setor

As instituições sem fins lucrativos, assim como qualquer outra empresa, precisam prestar contas de uma série de informações conforme as normas técnicas de contabilidade vigentes no país. Como fazem parte de uma categoria distinta, é preciso pontuar que há uma diferença em relação às nomenclaturas “lucro” e “prejuízo”, muito utilizadas pelas empresas convencionais.

Para empresas do terceiro setor, o termo correto que deve ser utilizado como substituição para “lucro” é “superávit” e será destinado ao crescimento e reinvestimento na própria instituição. Já o termo “prejuízo”, nesse caso, é substituído por “déficit”.

Toda empresa precisa fazer declarações para o Governo, Receita Federal e Fisco de acordo com a sua área de atuação. Dessa forma, existem certas exigências que necessitam serem feitas e cumpridas em cada caso. Para as instituições sem fins lucrativos, essa medida é necessária para que elas não passem por suspeitas de qualquer natureza.

A transparência das informações

A divulgação de informações, além de obrigação prevista nas normas técnicas de contabilidade em relação às empresas do terceiro setor, é uma forma de a sociedade e as pessoas envolvidas com a entidade conhecerem a movimentação patrimonial da organização.

O governo e as empresas investidoras precisam ter acesso a informações corretas, claras e detalhadas sobre o que é feito com o dinheiro doado.

Powered by Rock Convert

Instituições sem fins lucrativos precisam fornecer uma transparência contínua de todas as suas ações financeiras e fiscais. Com o balanço social, essas informações somadas a outras — como movimentações patrimoniais e organizacionais — permitem total transparência e boas interações com todos os envolvidos.

A certificação e seus benefícios para a organização

Existem diversos formatos diferentes em que o balanço social pode ser criado. Ele pode ser bastante ilustrativo, para causar grande impacto social, ou conter apenas dados numéricos que relatam simplesmente as preocupações da empresa.

Independentemente do estilo adotado, se a forma com que as informações contidas nele não seguirem um padrão mínimo, ficará difícil de interpretar as ações ao longo dos anos. Quanto mais o relatório apresentar dados expressos em valores ou por números, mais fácil será a sua interpretação.

Em determinadas ocasiões, porém, não é uma tarefa simples relacionar fatos sociais a valores numéricos. Mas, nesses casos, os indicadores desenvolvidos pelo modelo IBASE auxiliam nas análises comparativas — tanto da própria empresa ao longo dos anos quanto das instituições do mesmo setor.

O selo Balanço Social IBASE/Betinho foi criado para mostrar à sociedade que determinada organização é comprometida com a qualidade de vida, com o meio ambiente e tem responsabilidade social.

Por meio desse selo, as instituições mostram em seus balanços sociais, campanhas publicitárias e outras formas de divulgação que investe em saúde, cultura, esportes, meio ambiente e educação, o que aumenta a chance de elevar a captação de recursos e de conseguir mais apoiadores e interessados em contribuir com a causa.

Como você pôde perceber, o balanço social no terceiro setor tem grande importância. Ele contribui para o desenvolvimento de uma organização e, principalmente, colabora para a ampliação de atividades dentro e fora da entidade que têm o poder de auxiliar o desenvolvimento social.

Gostou do conteúdo do post? Então, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais para que outras pessoas também possam ter acesso a ele!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *