Dash Blog

Entenda como utilizar dashboards de desempenho na sua empresa!

Você conhece os dashboards de desempenho? Esse tipo de ferramenta é essencial na rotina de uma empresa, pois é responsável pelo acompanhamento das atividades desenvolvidas pelas equipes e apresenta dados importantes sobre os indicadores monitorados.

Neste post, detalharemos um pouco mais sobre o que é um dashboard, seus benefícios para o desempenho de um negócio e os impactos que eles causam na produtividade e na qualidade do trabalho. Confira!

O que são dashboards de desempenho?

Essas ferramentas permitem monitorar, em tempo real, o desenvolvimento de todos os projetos executados, bem como cada uma de suas etapas. Por meio deles, tanto os gestores quanto os colaboradores têm acesso a dados e a informações diretamente ligados à performance e à gestão da empresa de forma nítida e direta.

O uso dos dashboards tem como objetivo o compartilhamento de indicadores que medem o desempenho de processos distintos para deixar claro o que é mais importante para a gestão. Com a ferramenta, também é possível promover o engajamento dos funcionários, assim como a otimização de recursos e de tempo. Isso mantém a equipe focada em alcançar performances cada vez maiores.

Quais seus benefícios dentro do desempenho da equipe?

Uma das maiores vantagens no uso de um dashboard com acesso a todas as informações sobre o desempenho das equipes da empresa é poder acompanhar como os menores objetivos contribuem com os maiores. Pela ferramenta, sabe-se como o desenvolvimento de uma área ou equipe específica impacta o desempenho do negócio como um todo.

Além disso, as tomadas de decisões tornam-se cada vez mais fáceis, já que os dashboards oferecem uma visão bastante ampla de tudo o que acontece na instituição. Com isso, é possível obter otimização de tempo e de recursos, maior integração entre os departamentos e mais alinhamento estratégico de decisões para o crescimento da empresa.

Powered by Rock Convert

Quais os impactos de um dashboard na qualidade do trabalho e na produtividade?

Um bom dashboard de indicadores de desempenho, como o ASPLAN 360, impacta positivamente a qualidade do trabalho, a produtividade e a performance da equipe. Isso porque ele proporciona uma visão completa de todo o projeto.

Com isso, os envolvidos têm acesso aos dados necessários para desenvolver o trabalho da forma correta, simples e eficaz. Além disso, esse tipo de ferramenta está disponível na nuvem, o que facilita ainda mais o acesso às informações.

Como criar um dashboard de indicadores de desempenho?

Uma das principais etapas na criação de um dashboard objetivo e funcional é a definição de indicadores. O ideal é saber escolher bem os KPIs (Key Performance Indicators) e evitar os que são difíceis de monitorar. Eles devem estar alinhados ao objetivo do negócio.

Outro ponto importante é escolher o tipo de dashboard a ser utilizado: operacional, estratégico ou analítico. A partir daí, é preciso utilizar os gráficos de forma adequada, já que a forma como as informações de determinado indicador são mostradas interfere — e muito — na sua apresentação. Os mais comuns são os que utilizam barras ou linhas.

Como você pode perceber, os dashboards de desempenho apresentam um papel muito importante dentro do ambiente de trabalho de uma empresa e oferecem diversos benefícios para as equipes e seus gestores. Por isso, é preciso contar com uma boa ferramenta desenvolvida por uma empresa especializada e com vasta experiência no mercado.

Gostou do assunto do post? Então, siga nossas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdo como este diretamente no seu feed de notícias! Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *