5 Motivos Para Você Aderir A Um ERP Customizável

5 motivos para você aderir a um ERP customizável

Hoje em dia, as soluções provenientes do avanço tecnológico precisam fazer parte do planejamento de toda empresa, não importa o seu tamanho ou mercado no qual será inserida. A customização de ERP é uma ótima maneira de aproveitar os benefícios da tecnologia, personalizando o software de gestão de acordo com o que o seu negócio demanda.

Um ERP customizável possibilita que suas telas sejam adequadas aos processos do cliente, definindo o fluxo de trabalho para a automação, controle e fiscalização dos procedimentos.

Neste post, vamos mostrar para você 5 razões que te farão optar por um ERP customizável. Você saberá de que forma esse tipo de ferramenta pode auxiliar a sua instituição a expandir as operações, reduzir custos, aumentar a lucratividade e a produtividade. Boa leitura!

1. Fácil adaptação à realidade da empresa

Não dá para confiar em todas as promessas que vendem soluções ditas customizáveis. Isso porque, para um sistema ERP ser realmente customizável, é preciso um desenvolvimento tecnológico avançado e, consequentemente, um fornecedor que seja experiente nesse tipo de software.

Até mesmo quando dois negócios atuam exatamente no mesmo setor, cada uma de suas operações e rotinas diárias é única. Assim, os processos de uma organização jamais serão idênticos aos de outra. E justamente aqui, entra a importância e a necessidade de realizar a customização do ERP.

O mais adequado é que sejam implementadas no sistema de gestão somente as funções que ofertarão vantagens. Portanto, deve-se excluir toda e qualquer alternativa de aplicações inúteis para a companhia. O espelhamento da interface precisa ser alinhado com os objetivos empresariais, com uso de um sistema ERP que disponibilize segurança e honestidade no que promete aos seus clientes.

2. Integração com outros sistemas e aplicações

Mais uma grande vantagem de um ERP customizável é o potencial de integração com outros softwares e aplicações usados pela instituição. Tanto faz se os programas são internos ou de terceiros. Integrá-los permite que o trânsito das informações flua de modo automático entre os softwares, diminuindo a ocorrência de erros operacionais e aumentando a eficácia dos processos.

Com a customização de ERP, você não terá mais nenhum tipo de preocupação com a integração desse programa de gestão com outros sistemas. Em vista disso, caso o seu negócio faça uso de outras ferramentas tecnológicas para administrar as operações da companhia, você pode ficar tranquilo.

Isso porque, assim que o seu fornecedor de ERP mapear as funções e analisar a aderência do sistema, também deverá ser feito o estudo do que sua organização precisa para implementar esse ERP. Dessa forma, você conhecerá a direção a ser tomada para transformar a coexistência dos programas em uma associação digital vantajosa.

3. Sinergia entre o sistema e a rotina empresarial

No momento em que o cliente faz um pedido, o ERP que foi customizado reconhece, de modo automático, se o produto está ou não disponível em estoque. Além disso, o sistema comunica o departamento financeiro sobre a emissão da nota fiscal e o setor de logística para que seja definido o meio de transporte. Isso faz com que todos os colaboradores possam focar nas funções estratégicas do negócio, deixando as atividades operacionais para serem realizadas pelo programa.

4. Rápido retorno sobre o investimento (ROI)

Investir em um ERP customizável pode proporcionar, em um curto espaço de tempo, algumas vantagens competitivas que compensarão o investimento feito na ferramenta. Além do mais, o valor gasto treinando os membros da equipe sofrem grande redução, visto que um sistema parametrizado especificamente para o seu negócio estará alinhado com o modo que os colaboradores já estão acostumados. A grande vantagem disso é manter a cultura organizacional.

O maior obstáculo para que um gestor considere contratar a customização de ERP é o custo que esse investimento representará para o caixa da empresa. Isso porque o gestor financeiro fica receoso em desembolsar um valor alto sem compreender exatamente como ou quando essa quantia retornará para conta da pessoa jurídica.

Na realidade, o ROI é um grande benefício de um ERP customizável, já que todo dinheiro investido será ressarcido sem demora. A otimização dos processos reduz custos dentro de uma companhia, melhorando a competitividade e eliminando trabalhos repetitivos.

Quando a implementação da customização de ERP é realizada, o gestor já poderá eliminar a necessidade de treinar seu time. Afinal de contas, conforme citamos acima, um software personalizado origina uma interface intuitiva e pessoal.

Uma das principais razões dos tomadores de decisão buscarem um sistema ERP como ferramenta de gestão é a oportunidade de dinamizar suas operações ao mesmo tempo que o custo de tempo e dinheiro é reduzido para atividades de rotina.

Quando você automatiza a coleta e o controle das informações, é possível acabar com diversos processos menores que fazem parte da sua cadeia de produção e ficam acumulados para consumir os recursos no final do mês. E mais: a centralização do software permite que seja feita a identificação detalhada de onde estão localizados os empecilhos que impedem a evolução da empresa.

Por fim, a automatização também auxilia na redução das falhas humanas, que costumam causar prejuízo para a organização — financeiros e estratégicos.

5. Aumento da visibilidade de dados importantes

Os dados operacionais são o pilar da tomada de decisão empresarial e da expansão da participação de uma organização no seu mercado de atuação. Para isso, é preciso organizar da maneira correta as informações que são geradas a todo momento.

Um sistema ERP coleta, estrutura e dispõe os dados de todos os setores do negócio de uma maneira padronizada, de modo a possibilitar a segmentação em concordância com a estratégia traçada pelos gestores.

No mesmo software, é possível visualizar os custos operacionais, a lucratividade, o capital de giro e outras informações importantes. Assim, a gerência consegue encontrar a melhor maneira de reduzir despesas, aumentar a produtividade e a rentabilidade, analisando se o seu quadro de funcionários está adequado ou se está inchado.

Se um gestor que conta com o suporte de um software personalizado de acordo com o que o seu negócio precisa, ele consegue expandir as atividades da empresa em um ritmo mais acelerado, visto que terá um desempenho diferenciado dos seus colaboradores. Os profissionais serão mais produtivos, deixando para o programa qualquer tipo de atividade operacional que possa ser automatizada.

A customização de ERP é fundamental para qualquer empresa que busque ter vantagens competitivas frente aos seus concorrentes. Então, que tal usufruir dessa tecnologia? Entre em contato com a Asplan agora mesmo e garanta o desenvolvimento e o crescimento sustentável da sua organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *