ERP Integrado: O Que é, Como Funciona E Por Que é Importante

ERP integrado: o que é, como funciona e por que é importante

O ERP integrado ou Enterprise Resource Planning é um software utilizado para otimizar o gerenciamento de processos de negócios. Basicamente, um sistema de aplicativos de negócios interconectados gerencia sua empresa e automatiza muitas funções de negócios como contabilidade financeira, recursos humanos e muito mais, por meio de módulos ERP.

Você não precisa perder tempo e recursos em tarefas manuais e repetitivas e pode mudar seu foco para otimizar seus negócios. Essas ferramentas estratégicas reduzem os custos, otimizam os processos de negócios e promovem um gerenciamento de riscos mais saudável. Muito bom, não é mesmo?

Pensando nisso, neste post falaremos mais sobre a importância do ERP integrado. Confira!

Mais agilidade

A solução integrada de ERP melhora a eficiência de cada departamento, pois você tem uma solução de ERP para gerenciar todos os setores e não precisa gerir diferentes logins da empresa para a tomada de decisões. Além disso, reduz a interferência manual quando dois softwares distintos são integrados. Isso faz com que todo processo seja mais ágil, além de proporcionar um aumento significativo na produtividade.

Não podemos esquecer de mencionar que unificados: BI e ERP podem trazer mais agilidade aos processos da empresa. BI é uma ferramenta que processa os itens gerados pelo ERP e faz com que eles se tornem mais completos no que tange as informações. Além de comprar esses dados com outras fontes de informação e verificando padrões.

O ERP realiza a coleta de dados, como os custos de um determinado produto e o número de vendas, já o BI utiliza esse conhecimento para realizar o lucro desse item, comparando com períodos anteriores. Essa junção possibilita grande precisão, agilidade e controle de todos os seus segmentos, otimizando a sua performance no mercado.

Integração de processos

Este é um dos maiores benefícios de venda para o software. O ERP possibilita o total acesso de todos os processos relevantes de sua empresa, tornando os dados de todas as áreas facilmente acessíveis a você e ao seu alto poder de gestão. Você pode realizar o monitoramento dos níveis de estoque diariamente, incluindo as remessas que serão recebidas posteriormente e o estoque atualmente utilizado, por exemplo.

Quando identificar exatamente em qual ponto está em relação aos níveis de estoque, é possível controlar seu capital de giro em um nível de estoque mais preciso. Além disso, a disponibilidade de todas as informações da sua empresa em um local centralizado permite maior colaboração e conclusão mais simplificada das tarefas.

Essa visibilidade completa fornece fluxos de trabalho mais coerentes e possibilita que processos entre setores da empresa sejam facilmente rastreados com a máxima eficiência.

Atendimento ao Cliente

Os clientes da sua empresa também recebem benefícios do sistema ERP, mesmo que não saibam. Como as informações deles são centralizadas e simplificadas, sua equipe de vendas poderá se concentrar na criação e manutenção de relacionamento com os clientes, em vez de se ocupar com planilhas.

A primeira coisa que uma empresa deve se preocupar é com a aquisição e retenção de clientes. É possível fornecer uma melhor interação com eles, por meio do acompanhamento e da compreensão que o ERP oferece, desde o marketing direcionado até o atendimento ao consumidor na fase final.

Aumento da produtividade

A maioria dos sistemas ERP é desenvolvida de acordo com as melhores práticas do setor. Esses processos testados e comprovados trazem grandes benefícios para empresas de todos os portes. Ele também permite que as empresas padronizem seus próprios processos e sistemas, o que aumenta ainda mais a produtividade e a eficiência.

Esses processos fornecem resultados consistentes que permitem melhorar continuamente a maneira como você opera sua organização. E como muitos deles são automatizados, os erros e os custos são bastante reduzidos. Como resultado, há menos atrito e melhor sinergia entre os setores.

Personalização completa

Uma das maiores vantagens do software de planejamento de recursos empresariais nos dias atuais é a personalização para cada tipo de empresa. Grande parte dos fornecedores de ERP disponibiliza inúmeros aplicativos que podem ser implementados em conjunto de acordo com as necessidades do negócio. Dessa forma, sua organização pode selecionar os componentes que funcionam melhor e deixar de fora o que você não precisa.

Outro aspecto da customização envolve como o software é implementado. As principais implantações são no local ou por meio da nuvem. Com um sistema in loco, o software físico deve ser adquirido e instalado em todos os computadores e servidores da empresa. Já com um aplicativo baseado em nuvem, todo o pacote de software é gerenciado completamente fora do local por um provedor de ERP.

Mais segurança

Uma das maiores vantagens de um sistema ERP é a segurança de dados, afinal, eles se encontram no coração do ERP integrado. O compartilhamento de dados melhora a colaboração em toda a empresa, como atendimento ao cliente, vendas, marketing e desenvolvimento de negócios. O outro lado do acesso generalizado aos dados é controlar quem pode ver e editar as informações.

As soluções de ERP contam com controles específicos para garantir a segurança de seus dados. Além disso, o fato de os ERPs fornecerem um único sistema de entrada ajuda a manter seu alto nível de segurança de dados.

Misturar dados de inúmeros sistemas geralmente causa conflitos entre as fontes, mas ter um único centro de informações ajuda a melhorar a precisão, a consistência e a segurança dos dados de sua empresa. O sistema ERP na nuvem oferece à sua organização um maior grau de segurança.

Praticidade na rotina de trabalho

Uma plataforma de ERP agiliza o processo de colaboração com outras pessoas, fornecendo aos funcionários acesso aos dados necessários quando precisarem. Eles fazem isso proporcionando um banco de dados entre setores, no qual as informações de cada departamento são canalizadas para um único ponto centralizado.

Isso permite atualizações de projetos em tempo real e melhor comunicação em toda a empresa. Com um sistema ERP, todos os funcionários têm acesso sob demanda à riqueza de dados da empresa, o que lhes possibilita ver o panorama geral. Por sua vez, isso oferece aos colaboradores as ferramentas necessárias para tomar decisões proativas, ao mesmo tempo em que os faz sentirem-se mais valorizados.

Redução de custos

O ERP pode ser muito rentável para seu negócio, ele pode reunir os seus custos de TI e otimizar a eficiência dos seus processos. Você pode concentrar todas essas despesas em um único ERP, em vez de gastar com recursos de vários sistemas que necessitam de infraestrutura, pessoas dedicadas, licenças e equipes de suporte.

Além disso, se você investir mais em sistemas diferentes do que faria em um ERP integrado, poderá até economizar em custos de TI em geral. O uso de uma única plataforma também reduz os requisitos de treinamento para os usuários finais, pois eles precisaram lidar apenas com um sistema em vez de interagir com vários aplicativos individuais.

Por fim, é recomendado realizar uma avaliação honesta das necessidades e áreas problemáticas da sua organização e, em seguida, procurar um sistema ERP que proporcione à sua empresa mais potencial para otimizar os processos.

Agora que você sabe como o ERP integrado é importante para seu negócio, entre em contato conosco e conheça os serviços que oferecemos. Para isso, basta acessar nossa página!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *