Quais São As Especificidades Da Gestão De Projetos No Terceiro Setor?

Quais são as especificidades da gestão de projetos no terceiro setor?

A gestão de projetos no terceiro setor é uma ferramenta essencial para que as instituições desse segmento gerem mais credibilidade e transparência para os trabalhos sociais. Ao demonstrar organização e transmitir confiança, os projetos permanecerão ativos, alocando recursos junto aos seus mantenedores e financiadores.

O terceiro setor apresenta algumas especificidades que podem gerar dificuldades para os seus administradores. Conheça essas particularidades e saiba com superá-las neste texto!

Como funciona o terceiro setor no Brasil?

A desigualdade social é muito presente no Brasil. Há alguns séculos a Igreja Católica iniciou trabalhos com a intenção de reduzir o sofrimento das populações menos favorecidas. Com o passar dos anos, o governo federal e as empresas privadas da indústria e do comércio começaram a colaborar.

Em função das características administrativas e das finalidades desses setores, eles nem sempre conseguem gerenciar as necessidades sociais de uma comunidade. Por isso, houve a necessidade da criação de entidades privadas, como as Organizações Não Governamentais (ONGs), as associações filantrópicas, entre outras que atuam nos dias de hoje. Condomínios residenciais, partidos políticos e clubes de futebol também fazem parte desse setor.

Quais são as especificidades do terceiro setor?

O terceiro setor tem algumas especificidades que o diferem do primeiro (governos) e do segundo setor (empresas de capital privado). Algumas delas são:

  • não tem fins lucrativos, ou seja, não tem como objetivo obter lucros financeiros;
  • a maior parte dos colaboradores costuma ser constituída por voluntários;
  • sua missão é o bem coletivo;
  • depende de alocação de recursos por meio de doações e parcerias.

Quais são as dificuldades da gestão de projetos no terceiro setor?

Pela forma como terceiro setor é constituído, é comum que dificuldades de gestão nessas organizações aconteçam. Veja as mais comuns a seguir.

Alocação de recursos

Os recursos — principalmente os financeiros — são indispensáveis para a manutenção de uma organização que não pretende ter lucros e que não possuem fundos monetários.

Além de saber onde buscá-los, é preciso identificar quais são as reais intenções do financiador para que a entidade e seus administradores não tenham suas imagens prejudicadas.

Estabelecimento de metas

O estabelecimento de metas é essencial para a sobrevivência de qualquer instituição do terceiro setor. No momento da constituição de uma entidade, portanto, é fundamental desenvolver um projeto detalhado, demonstrando onde se quer chegar e quais devem ser os melhores caminhos.

Infelizmente, nem todos fazem isso, e esse é um dos grandes motivos de muitos projetos se perderem no caminho.

Definição de metodologias

Uma das causas de fracasso no terceiro setor é a falta de metodologia para conduzir o projeto. Definir meios de conquistar os objetivos significa estudar os caminhos determinados no estabelecimento de metas. Dessa forma, surpresas podem ser evitadas.

Como superar as dificuldades no terceiro setor?

Não existe receita pronta para superar as dificuldades no terceiro setor. Os idealizadores dos projetos devem se preparar para todos os desafios citados acima e outros possivelmente vão aparecer, tratando-os de maneira profissional.

Estamos na era da informação, então é preciso estudar e pesquisar o ramo em que se pretende atuar. A gestão de projetos no terceiro setor e o conhecimento das boas práticas de administração de empresas são fundamentais para essas organizações. A boa notícia é que existem ferramentas e consultorias desenvolvidas para auxiliar todos os gestores, dos mais experientes aos novatos. A dica é: busque ajuda com especialistas.

Gostou do assunto? Siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de outros conteúdos como este! Estamos no Twitter, no Facebook , no LinkedIn e no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *