Implantação De ERP: Veja Como Fazer De Forma Eficiente

Como fazer a implantação de ERP de maneira eficiente?

A gestão de uma empresa traz grandes desafios para os seus administradores. Principalmente quando falamos de um pequeno negócio, onde os funcionários costumam fazer de tudo, pois o quadro de colaboradores é enxuto. A boa notícia é que existem ferramentas que podem ajudar essa rotina atribulada, como a implantação de ERP.

O software ERP é uma plataforma de apoio para integração da equipe, ganho de produtividade, redução de erros, entre outras funcionalidades que evitam dores de cabeça aos gestores. Mas, para que a organização possa usufruir de todos esses benefícios, é preciso saber como implantar o sistema do jeito certo. Para isso, continue a leitura para conferir as nossas dicas!

Saiba a hora certa para instalar um ERP

A primeira sinalização de que está na hora de instalar um sistema ERP na sua empresa é quando o gestor nota entraves para a integração de todos os setores do negócio. Desse modo, procure examinar de que forma os departamentos da sua organização têm compartilhado informações.

Afinal de contas, é necessária uma interação constante entre as áreas para que, em conjunto, as estratégias sejam realizadas com efetividade. Se existem ruídos graves nessa comunicação, fazendo com que informações importantes não cheguem às lideranças devidas, esse é o momento ideal para implantação de ERP.

Procure mapear os processos que são aplicados dentro da instituição, para compreender e documentar se eles estão gerando desperdício nas horas de trabalho dos colaboradores. Tenha em mente que saber quais são os problemas do empreendimento é algo fundamental para avaliar a hora certa de instalar um ERP.

Você sabe quais são os produtos ou serviços do seu negócio líderes em venda? Quais deles apresentam maior rentabilidade? A companhia tem algum tipo de mercadoria que está estagnada no estoque?

O administrador precisa ter acesso rápido e fácil a todas essas respostas. Caso isso não aconteça, com certeza um sistema ERP poderá ajudar a organizar o gerenciamento das atividades, melhorando a qualidade da tomada de decisões.

Entenda os erros de implantação de ERP e saiba como evitá-los

Um erro muito comum durante a implantação de ERP é o desmerecimento por parte da alta diretoria e dos técnicos de TI em relação ao nível de complexidade que a instalação requer. É preciso planejar desde o desenvolvimento até o treinamento dos colaboradores que farão uso dessa ferramenta. Isso porque a fase de implantação é a grande responsável pelo sucesso ou fracasso do projeto. Portanto, não subestime a importância dessa etapa!

Os esforços para assegurar que a implantação de ERP será bem-sucedida é uma via de mão dupla. Ou seja, a equipe interna da empresa deve estar tão comprometida quanto os profissionais terceirizados que conduzirão essa empreitada.

Para que seja possível otimizar as operações da empresa com o uso de um software ERP, deve-se definir quais são as prioridades, as fases, as metodologias e os recursos para essa mudança. Sendo assim, é importante fazer auditorias internas das políticas operacionais e dos processos organizacionais, de modo a entender em que momento está o empreendimento.

A escolha do fornecedor do sistema ERP que será implantado deve considerar todas as características e peculiaridades do seu negócio, como o tamanho da empresa, as atividades, o mercado de atuação, entre outros. Por isso, nossa dica é que seja feita uma análise abrangente do custo-benefício, visto que julgar o software apenas pelo preço é um grande erro.

Saiba como a Asplan pode ajudar com sistema ERP

A Asplan atua há mais de 30 anos no mercado de soluções corporativas e sua expertise engloba vários nichos de mercado, como escritórios de contabilidade, terceiro setor e o segmento corporativo de uma forma geral (indústria, comércio e serviços). E não é só isso: além dos sistemas de gestão, existe também a área de consultoria para que a empresa alcance seus objetivos e expanda as suas operações de maneira sustentável.

O sistema ERP da Asplan centraliza a movimentação financeira da sua empresa. A gestão de recursos de um negócio pode ser feita de modos variados por administrador, visto que toda instituição tem as suas particularidades.

Ao utilizar a funcionalidade de integração contábil, é possível importar o plano de contas do software contábil para o ERP. Assim, fica mais prático o processo de correlação das categorizações que originam o arquivo de movimentação financeira.

Você também terá acesso a um dashboard que resume as informações reunidas. Com o painel de controle do ERP permite que as tarefas diárias do setor de contabilidade sejam acompanhadas.

Essa supervisão online evita que as obrigações fiscais da organização caiam no esquecimento, já que o sistema manda mensagens para lembrar os responsáveis da data de pagamento. Portanto, o sistema ERP da Asplan reduz despesas com o pagamento de multas, juros, impede que a empresa tenha dores de cabeça com o fisco e melhora a assertividade contábil.

O ERP da Asplan automatiza as atividades do seu empreendimento para trazer ganho de produtividade. Desse modo, os colaboradores da companhia ficam disponíveis para serem direcionados a funções estratégicas, isto é, aquelas que trazem resultados positivos para a rentabilidade da instituição.

Entenda as vantagens de um sistema ERP

Para um negócio crescer é preciso que ele seja capaz de ganhar escalabilidade operacional. A integração do ERP por meio de cloud computing permite que a organização aumente sua capacidade de atendimento.

Esse tipo de sistema de gestão unifica estratégias mais facilmente, simplificando a troca de informações entre os departamentos. Com isso, a empresa trabalha em conjunto para o alcance dos seus objetivos — elevando o índice de produtividade da equipe, além de reduzir custos operacionais e diminuir a ocorrência de erros.

A área de marketing, por exemplo, conseguirá ter agilidade no acesso aos relatórios de venda, para saber como está o desempenho de cada produto ou serviço. Com isso, as estratégias planejadas para divulgação serão muito mais alinhadas com a realidade do negócio.

Por fim, outro grande benefício na implantação de ERP é a simplificação das políticas administrativas, já que procedimentos repetitivos serão abolidos ou automatizados, trazendo melhores resultados a curto, médio e longo prazo.

Com essa leitura, você pôde entender que um sistema ERP facilita a visualização de informações e relatórios, para que a tomada de decisão seja mais inteligente. Além disso, esse tipo de software de gestão permite maior organização e controle das movimentações financeiras, evitando prejuízos com multas e juros por pagamentos atrasados.

Por outro lado, mostramos que é preciso muito mais do que apenas a compra do sistema para usufruir de todas as vantagens que ele traz consigo. Portanto, tenha atenção ao processo de implantação de ERP, envolva a sua equipe nessa tarefa e escolha um fornecedor que seja capaz de atender as necessidades específicas do seu negócio.

Entre em contato com a Asplan e faça a implantação de ERP da sua organização com uma empresa que tem técnicas e metodologias ágeis para agregar todos os pilares que farão a diferença no sucesso do seu empreendimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *