Indústria 4.0

Descubra os impactos da indústria 4.0 na área financeira!

O termo indústria 4.0 é oriundo da quarta revolução industrial e está cada dia mais próximo de se tornar real. Esse conceito é apresentado e gerado pelo governo alemão, com base na atualização e no aperfeiçoamento das tecnologias utilizadas nos modelos de empresas tecnológicas atuais. O intuito é fazer a informatização dos processos, para que, dessa forma, tenha a possibilidade de se formar uma empresa independente e inteligente.

A indústria 4.0 chegou para inovar a maneira como os indivíduos se relacionam entre si e com tudo que há ao seu redor. Logo, essa mudança de hábito ocasiona grande impacto na forma como a sociedade se comporta.

Neste post, falaremos sobre como a indústria 4.0 impacta a área financeira e seus profissionais e como aplicar suas ferramentas. Confira!

Como a indústria 4.0 impacta a área financeira e seus profissionais?

Maior eficiência

Há várias preocupações de quem trabalha na área industrial: reduzir o desperdício, economizar recursos, aumentar a lucratividade, automatizar para antecipar erros e atrasos, digitalizar fluxos que eram feitos em papel, maximizar a produção para atuar em função da cadeia de valor, interferir de forma rápida em situações de falhas da produção, entre outros.

Dessa forma, é preciso um investimento eficaz para que o setor industrial atue corretamente com os seus processos voltados à logística, à tecnologia, ao armazenamento etc., a fim de aumentar a competitividade no mercado atual.

Segurança otimizada

A segurança é um dos elementos mais relevantes e que pode atrasar ou colocar em risco a implementação da indústria 4.0. Os sistemas de informações devem apresentar-se de maneira impenetrável e sólida. A segurança nas Tecnologias da Informação (TI) é outro elemento alcançado e modificado pela indústria 4.0, além do fator de confiabilidade da produção realizada e da solidez na transmissão entre máquinas.

Powered by Rock Convert

Será necessário focar na transmissão de dados entre as máquinas do processo e assegurar a comunicação frequente e sem interrupções. Os processos podem atrasar e faltar conectividade na organização, em caso de retrocessos.

Menores custos

O fato é que a indústria 4.0 é marcada pela automação. Atualmente, as máquinas são capazes de fazer várias ações que antes eram manuais. Isso gera resultados para um bom desempenho das equipes, a diminuição de falhas, a produtividade das empresas, a escalabilidade da produção e a redução de custos.

Como aplicar as ferramentas da indústria 4.0 de modo eficiente?

Existe a possibilidade, dentro da Indústria 4.0, de esboçar inúmeros cenários em que o negócio pode sofrer modificações na procura por um ambiente mais produtivo. Um ótimo exemplo é a aplicação da automação industrial e da robótica que, juntamente com outros pilares do fenômeno, transformar-se-ão em uma produção mais autônoma e inteligente, melhorando seus indicadores.

A contabilidade, logo, deve trabalhar na indústria 4.0 com suporte na automação. Para tal, há sistemas contábeis que ajudam nas atividades da área contábil, como o registro de pagamentos, a emissão de notas fiscais, o envio de declarações e a geração de relatórios.

Porém, é preciso que esses softwares também prevejam a integração com outros sistemas de dados, não só internos à organização, mas também com programas da Receita Federal, que está em fase de adaptação com relação à indústria 4.0.

Por fim, é necessário, dentro das empresas, uma nova maneira de pensar e atuar para uma boa adaptação às modificações da indústria 4.0. É primordial essa adaptação na contabilidade, a fim de manter a competitividade no mercado em uma era de muita cobrança por eficiência. Logo, ressalta-se a importância de trazer a tecnologia para dentro de suas operações e seus processos. 

Você curtiu nosso texto sobre os impactos da indústria 4.0 na área financeira? Então aproveite e assine a nossa newsletter. Assim, você receberá as nossas atualizações em sua caixa de entrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *