Informações Contábeis Para Tomadas De Decisões

Saiba quais as informações contábeis mais importantes para as tomadas de decisão!

Somente quem gerencia uma empresa sabe a importância das informações contábeis para a tomada de decisão. Afinal, se esses dados não forem precisos, os gestores ficam sem parâmetro sobre como realmente anda o desempenho da organização, se devem ou não realizar novos investimentos, entre outras questões.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você saiba quais são as principais informações contábeis para a tomada de decisão. E mostraremos, também, por que elas são tão importantes dentro de uma empresa. Continue a leitura do artigo para entender mais sobre o assunto!

Quais são as informações contábeis mais importantes?

A contabilidade é um dos departamentos essenciais em uma empresa, pois reúne dados sobre a performance de vendas, desempenho dos funcionários e, é claro, a real saúde financeira. Veja, a seguir, as principais informações contábeis.

Balanço patrimonial

São os dados relativos ao Passivo (obrigações tributárias da empresa), Ativo (bens e direitos) e Patrimônio Líquido (subtração do ativo com o passivo, isto é, os recursos financeiros da empresa). O balanço patrimonial é considerado a mais importante peça contábil, pois fornece uma visão ampla do negócio em determinado período.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

Basicamente, são dados financeiros resumidos a respeito dos processos operacionais de uma organização em determinado período. Essas informações têm relação com diversos resultados, como prejuízos e lucros da empresa.

Na DRE, são discriminados dados relativos aos últimos 12 meses, ou períodos menores, tais como:

  • lucro bruto;
  • custo dos produtos vendidos;
  • impostos (inclusive, o Imposto de Renda);
  • receita líquida das vendas e serviços;
  • lucro ou prejuízo;
  • despesas em geral.

Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)

A Demonstração do Fluxo de Caixa reúne as informações relacionadas à posição monetária da empresa em um tempo específico. Nesse demonstrativo, são relatados quais recursos financeiros entraram e saíram do caixa da organização, apresentando o saldo de caixa positivo ou negativo.

Demonstração do Valor Agregado (DVA)

Obrigatório em empresas de capital aberto, esse demonstrativo serve para apresentar o cálculo do valor adicionado e como ele é dividido entre os mais diversos segmentos sociais, como fornecedores, governo, acionistas, funcionários, entre outros. Ele deve ser anexado na divulgação dos relatórios dos órgãos administrativos do negócio.

Notas Explicativas

Servem como complemento para as informações contábeis e têm como finalidade dar maior clareza à situação patrimonial da organização, além dos resultados do exercício. As notas explicativas, assim como o DVA, estão entre as publicações exigidas pela Lei de Sociedade por Ações.

Qual é o papel das informações contábeis nas tomadas de decisões?

Existem inúmeros motivos pelos quais as informações contábeis são consideradas indispensáveis para uma boa gestão empresarial. Entre as razões para ter acesso a esses dados, podemos citar:

  • ajudam a apontar falhas e acertos nas estratégias;
  • contribuem com a avaliação do desempenho geral da empresa;
  • servem como indicadores de resultados dos colaboradores;
  • permitem que os gestores mensurem a saúde financeira do negócio.

Como você pôde contemplar neste conteúdo, é imprescindível que os gestores conheçam as informações contábeis de seu negócio. O acesso a esses dados de forma minuciosa contribui com a tomada de decisões estratégicas e garante a sobrevivência da organização.

Quer saber como gerenciar as informações contábeis de sua empresa por meio de uma ferramenta inovadora e usufruir dos benefícios da tecnologia? Então, entre em contato com a equipe da Asplan para conhecer as melhores soluções do mercado!

Comentários do post

  1. Emílio Sanches

    Gosto muito do vosso site. As informações publicadas são de extrema importância para mim e me ajudará nas minhas atividades diárias e na tomada de importantes decisões enquanto formador da área financeira para as empresas.
    Cumprimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *