Microsoft vai migrar usuários do Hotmail para o Outlook.com - Asplan Sistemas

Microsoft vai migrar usuários do Hotmail para o Outlook.com


São Paulo — Cerca de seis meses depois de aberto, o serviço de webmail Outlook.com atingiu 60 milhões de usuários. A Microsoft
divulgou o número junto com a notícia de que o site está deixando a
fase preliminar e está, agora, aberto a todos os interessados. No
próximo Inverno (brasileiro), a empresa vaI matar o Hotmail e transferir
os usuários restantes para o novo serviço.

O diretor de produto David Law diz, no blog
oficial do Outlook, que a Microsoft incluiu, na conta dos 60 milhões,
usuários que se conectam “várias vezes por mês via web, aplicativo para
PC ou smartphone e que realmente usam nosso serviço”. 

Ele acrescenta que o site está “pronto para receber um bilhão de
pessoas”. Os usuários transferidos do Hotmail verão a interface nova,
mas poderão manter o endereço antigo (nome@hotmail.com) se quiserem.
Também vão conservar as mensagens existentes, senha, pastas, contatos,
regras e respostas automáticas.

Aberto em agosto do ano passado ainda em fase experimental, o
Outlook.com tem aspecto visual parecido com o do Windows 8. Sua
interface foi projetada para funcionar bem também tablets. Traz
integração com redes sociais e com os serviços online da Microsoft.

A empresa encoraja os usuários a usar o SkyDrive para compartilhar
arquivos em vez de enviá-los como anexos. Documentos são exibidos no
próprio Outlook.com por meio da versão online do pacote de aplicativos
Office. E há um visualizador para fotos integrado. “Quase metade das
pessoas que usam o Outlook.com já usaram o SkyDrive para compartilhar
mais de meio bilhão de fotos e documentos do Office”, diz David Law.

Obviamente, a Microsoft poderia ter chamado o novo serviço de Hotmail,
mantendo a marca que está na web há mais de 16 anos. Mas o Hotmail,
assim como o também veterano Yahoo! Mail, vem perdendo usuários para o
Gmail há anos.

O Hotmail ainda se manteve na liderança até 2012. Em outubro, porém, dados da comScore apontaram (como relatou o site GigaOm) que o Gmail havia se tornado o serviço de e-mail
número um na web. Segundo esses dados, o webmail do Google tinha 288
milhões de usuários; o Hotmail tinha 286 milhões; e, o Yahoo!, 282
mihões. 

é quase um empate. Mas os números da comScore não incluem acesso feitos
por dispositivos móveis. Como o Gmail é muito usado em smartphones com
Android, a vantagem do Google pode ser maior do que esses números
sugerem. Nas contas
do próprio Google, o Gmail já tinha, em junho do ano passado, 425
milhões de usuários, número que não foi publicamente contestado por
outras empresas.

A Microsoft parece acreditar que uma das razões para o Hotmail ter
perdido a liderança para o Gmail é a marca, que estaria sendo vista como
antiquada pelo público. Essa seria uma das razões para ela matar o nome
Hotmail. Mas há outras.

Os principais aplicativos do pacote Office já possuem versões
simplificadas gratuitas na web há algum tempo. Assim, era natural que a
empresa criasse um Outlook online no mesmo estilo. E não faria sentido
ter dois serviços de webmail com marcas distintas. 

Além disso, a troca de marca ajuda a reforçar a aparência de novidade.
Resta saber se a mudança vai frear ou acelerar o avanço do Gmail. Veja, a
seguir, um vídeo publicitário anunciando o Outlook.com:


Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/microsoft-vai-migrar-usuarios-do-hotmail-para-o-outlook-com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *