NFT: Entenda O Que é E Como Funciona No Mundo Corporativo

NFT: entenda o que é e como funciona

Você saberia definir o que, de fato, tem valor, visto que o conceito de valor é relativo de uma pessoa para outra? Se você aprecia muito a arte de um artista plástico, quanto pagaria pelo primeiro pincel que ele usou na vida? Pois bem, um item único como esse não apenas tem grande valor emocional, como também monetário, e é neste contexto que entra a NFT.

Na medida do possível, a internet é um ambiente livre e democrático, concorda? O que significa que, ao mesmo tempo que o acesso a conhecimento e entretenimento estão a apenas alguns cliques de distância, é muito difícil controlar a propriedade de ativos digitais, uma vez que tudo pode ser copiado. Mas, é aí que as NFTs se encaixam. Imagine se seu pintor preferido disponibilizasse uma única versão digital de seu primeiro pincel e a colocasse à venda, de modo que quem estivesse disposto a pagar, seria seu único dono.

Preparamos este post para que você entenda o que é o tão falado atualmente conceito de NFT, como funciona e como está impactando a experiência do consumidor. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura do conteúdo!

O que é NFT?

É sigla para Non-Fungible Token, ou seja, tokens não fungíveis. Em suma, é um arquivo em formato digital, isto é, desenvolvido via blockchain para que seja único em termos de rastreabilidade e originalidade do bem digital.

Em outras palavras, o NFT é uma categoria diferente de token criptográfico, cuja finalidade é representar um item exclusivo no ambiente online. Se você pensou em criptomoedas, os NFTs têm a diferença de não serem intercambiáveis, como dinheiro que pode ter dois arquivos diferentes com o mesmo valor, por exemplo, duas unidades de 50 reais que formam uma outra unidade de 100, podendo ser facilmente trocadas.

Como funcionam os NFTs?

Embora os NFTs não sejam moedas criptográficas, como o famoso bitcoin, ambos utilizam a blockchain, um inovador sistema tecnológico que permite o rastreamento, envio e recebimento de dados pela internet. Simplificadamente, o blockchain funciona como frações de um código digital que carregam a principal informação, como se fosse um bloco de dados em uma corrente.

Dessa forma, agora é possível obter propriedade exclusiva sobre arquivos digitais no ambiente online, o que tem popularizado bastante os NFTs, especialmente em relação à experiência de consumo no meio artístico.

Como os NFTs estão impactando na experiência do consumidor?

Cerca de 75% dos consumidores preferem comprar de uma marca que ofereça bom atendimento, ao mesmo tempo que 76% dos usuários afirma que a má experiência de consumo incentiva a busca por companhia que oferte uma solução para a mesma necessidade. Os dados foram levantados pela Zendesk, empresa especializada em atendimento ao cliente.

Dentro do contexto do NFT, isso significa que esses tokens são capazes de unir elementos altamente relevantes para o Cliente 4.0, pois despertam o senso de pertencimento e identificação no público. Que prioriza cada vez mais uma experiência personalizada e exclusividade quando compra algo.

Hoje, o uso de NFT ainda é muito nichado, já que os consumidores que entendem seu conceito pertencem a um grupo específico de usuários antenados às tendências mais inovadoras em tecnologia. Porém, após nos depararmos com situações como a venda do primeiro twett do Twitter por nada menos do que US$2,9 milhões, pelo CEO da plataforma Jack Dorsey, podemos ter um breve vislumbre sobre como esses tokens não fungíveis estarão presentes em um futuro não tão distante.

Este conteúdo sobre o que é NFT foi útil para você? Então, aproveite para compartilhá-lo agora mesmo nas redes sociais para que seus amigos e familiares também tenham acesso aos conhecimentos abordados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.