Erp Blog

O que considerar ao escolher um sistema ERP para empresa de serviços?

Com a evolução da tecnologia, organizações dos mais diversos portes e segmentos do mercado têm se beneficiado com a automação de processos cotidianos, o aumento da produtividade e, até mesmo, a melhoria na comunicação interna entre as equipes. Contudo, é preciso saber escolher o sistema ERP para empresa de serviços mais adequado às necessidades do negócio.

A questão é que as soluções tecnológicas oferecidas por essas plataformas variam de um nicho para outro. O que queremos dizer é: para escolher a opção ideal para a sua organização, é preciso levar em consideração alguns critérios importantes.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você saiba como escolher o melhor sistema ERP para empresa de serviços. Quer entender mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura para conferir!

Otimização do uso do tempo

Em um mundo globalizado e digitalmente conectado, o comportamento de consumo está evoluindo a cada dia. Para acompanhar as novas demandas do mercado, cumprir com prazos de entrega e garantir a satisfação do cliente, é imprescindível otimizar o uso do tempo de seus colaboradores.

Sendo assim, podemos afirmar que, na hora de escolher um software de gestão para seu negócio, é preciso se certificar de que ele conta com recursos de automação de tarefas e integração de dados em servidores na nuvem. A ideia, aqui, é economizar tempo para a empresa.

Quando se trata da contabilidade e de questões financeiras, especificamente, não é nenhuma novidade que estes são departamentos que lidam com um grande volume de processos burocráticos. A ferramenta escolhida, portanto, precisa fornecer agilidade para os profissionais por meio da automação.

Gestão de valores de contratos

Gerenciar contratos é uma tarefa bastante burocrática e que exige muita responsabilidade da equipe. Registrar cada despesa atrelada aos projetos, ordens, tarefas, serviços ou clientes é algo que demanda tempo e esforço.

Por envolver o capital de giro da empresa, é um dos aspectos de maior relevância na organização e, por isso, precisa ser realizado de forma minuciosa. Para que você tenha uma ideia, em alguns tipos de prestação de serviços, os custos relacionados podem representar uma quantia considerável do valor do contrato.

Dado o contexto, é imprescindível que o sistema ERP que você decidir implementar seja capaz de quantificar corretamente os custos dos serviços prestados. Além disso, a ferramenta deve permitir a emissão de relatórios de dados para apurar os resultados corretos.

Vale mencionar, ainda, que o software deve ser integrado à nuvem para que os documentos que não serão mais usados possam ser armazenados nos servidores sem que ocupem espaço físico. Ao mesmo tempo, que permaneçam disponíveis para possíveis necessidades de serem consultados no futuro.

Escalabilidade do sistema ERP

Um sistema integrado pode ser ideal para empresas menores, com poucos colaboradores. Se quiser manter as suas possibilidades de crescimento ao contratar um sistema ERP para empresa de serviços, certifique-se de que a solução possibilite a expansão junto à sua — ou seja, que ele permita a escalabilidade.

Powered by Rock Convert

O fato é que, independentemente do tamanho da empresa, as mudanças na infraestrutura podem exigir um software robusto e que possibilite que o plano seja alterado sempre que houver necessidade. Dessa forma, é possível adicionar novos serviços e ferramentas ao pacote contratado inicialmente.

Fácil implementação

Por mais que a tecnologia esteja evoluindo em uma velocidade incrível com o decorrer dos anos, nem todos os colaboradores têm conhecimento técnico aprofundado sobre como lidar com determinados softwares, aplicações e recursos inovadores.

Sendo assim, um critério muito importante para se colocar em evidência, antes de decidir qual sistema ERP para empresa de serviços aderir, é o fato de a ferramenta ser facilmente integrada à rotina da organização.

O que queremos dizer é: o ERP gera impactos diretos em todo o fluxo de trabalho das equipes de diferentes departamentos. Ao implementar a solução tecnológica, é crucial que ela seja facilmente adotada por todos, sem causar estranhamento e confusão. Em outras palavras, escolha um sistema que ofereça um manuseio simples, direto e intuitivo.

É possível que a melhor opção exija um pouco de investimento em capacitação dos funcionários, para que eles fiquem aptos a operar o sistema corretamente. Mas não veja isso como um gasto adicional, mas sim, como uma forma de fortalecer os principais ativos da empresa: os colaboradores.

Ótima relação custo-benefício

Um sistema ERP para empresa de serviços deve ter o custo-benefício bem equilibrado. Isto é, gerar mais valor do que custa para o negócio. Afinal, existe uma grande variedade softwares de gestão empresarial disponíveis no mercado, hoje em dia. Porém, sabemos que, como diz a máxima: “às vezes, o barato sai caro”.

Antes de tomar a decisão sobre qual solução aderir, verifique se ela oferece recursos que atendam a todas as necessidades de seu negócio. Leve em consideração o fato de que tempo é dinheiro no mundo corporativo.

Como foi dito no tópico anterior, uma boa ferramenta tecnológica otimiza o uso do tempo, o que abre margem para que seus colaboradores foquem o core-business da companhia. Ou seja, os serviços que presta ao público.

Gestão financeira e contábil

Por fim, opte por um programa que tenha recursos de gestão financeira e contábil integrados. Afinal, para movimentar o fluxo de caixa, é preciso contar com um programa que organize as contas a pagar e a receber, emita boletos de cobrança e os envie de forma automática diretamente para os e-mais dos clientes. Estamos falando de um sistema financeiro completo e desenvolvido sob medida para um negócio de prestação de serviços.

Como você pôde conferir neste conteúdo, implementar um sistema ERP para empresa de serviços é algo fundamental no cenário competitivo em que nos encontramos. Porém, é preciso tomar uma decisão inteligente, levando em consideração as necessidades do negócio e de que forma a ferramenta pode aprimorar a rotina dos seus colaboradores.

Acredita que os recursos que uma ferramenta tecnológica pode proporcionar para seu negócio são úteis? Então, entre em contato conosco para saber mais sobre como nosso ERP para empresas que prestam serviços pode ajudar a otimizar seus resultados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *