Pagamento Blog

Por que investir em um sistema de automação de pagamentos recorrentes?

A sua empresa já investe na automação de pagamentos recorrentes? Essa é uma das opções de transação na qual o cliente contrata um serviço ou a utilização de um produto por um período específico (mensal, trimestral, semestral ou anual). O pagamento é debitado automaticamente no cartão de crédito, sem que haja a necessidade ou a preocupação de digitar os dados todas as vezes.

Este tipo de operação oferece vários benefícios para a empresa que o contrata e, por esse motivo, neste post, mostraremos bons motivos para investir nele. Confira!

Oferece maior controle

Com a automação de pagamentos recorrentes, controlar alguns itens se torna uma tarefa muito mais simples. O ticket médio de compra, a porcentagem de renovação de assinaturas e taxas de inadimplência, por exemplo, são tópicos que podem ser verificados com mais facilidade.

Ter esse tipo de controle é essencial para uma boa gestão financeira, pois, com ele, é possível ter uma boa noção da situação atual da empresa e uma vantagem é poder contar com ferramentas para realizar projeções futuras.

Com esses dados em mãos, a equipe pode fazer planejamentos e traçar estratégias mais precisas para atingir as metas de lucratividade e faturamento.

Maior confiabilidade que outros processos

Automatizar processos de cobrança por meio de pagamentos recorrentes tem como um de seus benefícios o fato de ser um processo mais confiável do que precisar fazer várias cobranças mensais.

As chances de erros, como cobranças duplicadas ou valores incorretos, também são menores, já que todos os dados da cobrança ficam com a operadora do cartão de crédito e apenas serão repetidos enquanto a assinatura durar.

Powered by Rock Convert

Com a redução de ocorrência de transtornos em relação ao processo de pagamento, o nível de satisfação dos clientes também tende a ter uma melhora significativa. Isso quer dizer que a confiabilidade, nesse caso, pende para os dois lados: a empresa confia no sistema de cobrança e os consumidores confiam mais na instituição, que oferece a eles processos claros e confiáveis.

Aumento de praticidade

Tanto para os donos do negócio quanto para a equipe responsável pela parte financeira, um sistema de cobranças recorrentes representa aumento na praticidade das tarefas. Isso porque só é preciso realizar o cadastro do pagamento uma única vez e, depois disso, a cobrança é feita de forma automática.

Como é de se esperar, essa automatização economiza muito tempo que, na maioria dos casos, seria utilizado para a realização de atividades rotineiras.

Com o auxílio dessa tecnologia, o desempenho da equipe pode ser otimizado e o tempo utilizado em atividades que sejam mais produtivas, como um brainstorming para identificar de que forma é possível aumentar o faturamento da empresa.

Segurança financeira

Um dos pontos de maior preocupação dos gestores e donos de negócios, a segurança financeira é garantida com a utilização de um sistema de pagamentos recorrentes. Isso só é possível porque a cobrança é feita por meio de cartão de crédito, o que significa que a responsabilidade e os riscos de inadimplência, em grande parte, são transferidos para a operadora do cartão.

A utilização desse método de pagamento ajuda a proteger a empresa contra danos relacionados à inadimplência, que podem gerar desequilíbrio de caixa. De qualquer forma, é preciso ficar atento aos clientes que não realizam o pagamento da forma devida, tarefa que pode ser facilmente executada com a ajuda de um software especializado.

Como você pôde perceber, o investimento em um sistema de automação de pagamentos recorrentes é extremamente importante para a saúde financeira de uma empresa e o seu uso oferece diversos benefícios. Existem ferramentas especializadas que podem auxiliar nesse processo, como o ASPLAN 360, e a utilização delas no dia a dia é um bom investimento.

Quer saber mais? Então entre em contato conosco agora mesmo e conheça todas as nossas soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *