Sistema De Informação Contábil

Por que você deve usar um sistema de informação contábil? Entenda!

Vivemos em tempos de transformação digital, nos quais diversos setores da sociedade são impactados diariamente pela constante evolução tecnológica. No universo corporativo, não poderia ser diferente, visto que as soluções virtualizadas mudaram a forma como as pessoas consomem e como as empresas lidam com suas demandas diárias. Neste contexto, um sistema de informação contábil se mostra indispensável.

Além de ajudar os colaboradores a realizar complexas operações contábeis em questão de segundos, os benefícios da automação que esse tipo de ferramenta oferece contribuem com a produtividade e o desenvolvimento da organização. Ou seja, a empresa se alinha à inovação e se vê preparada para enfrentar os desafios do mercado.

Por isso, preparamos este artigo para que você entenda o que é um sistema de informação contábil, quais as suas funcionalidades, que tipo de vantagem ele proporciona e como escolher a solução mais adequada às necessidades do seu negócio. Continue a leitura para conferir!

O que é um sistema de informação contábil?

Um sistema de informação contábil ou, como também é conhecido, SIC, consiste em uma ferramenta fundamental para o departamento de contabilidade, pois ajuda a fornecer dados internos e externos aos profissionais responsáveis pelo setor.

Além de levantar informações financeiras importantes, esse tipo de sistema contribui com o gerenciamento das questões tributárias e o alinhamento da empresa com as suas obrigações fiscais. Em tempos de alta competitividade mercadológica, as organizações não podem se dar ao luxo de não permanecer em conformidade com a legislação.

Como funciona um sistema de informação contábil?

A premissa de um sistema de informação contábil é interagir com os ambientes interno e externo, a fim de capturar dados a serem processados, produzindo informações cruciais para os usuários. Sendo assim, a ferramenta conta com uma vasta gama de funcionalidades.

As empresas que utilizam esse tipo de sistema passam a dispor de um conjunto de dados financeiros e não-financeiros a respeito de seu próprio patrimônio. Isso contribui com o aumento da segurança na tomada de decisões e ajuda a reduzir as vulnerabilidades da gestão empresarial, especialmente, em termos da área financeira.

Geralmente, uma ferramenta de gerenciamento contábil conta com metodologias de contabilidade. Assim, oferece aos seus usuários uma visão abrangente sobre as possibilidades e limitações de recursos de que a empresa dispõe para atingir suas metas pré-estabelecidas.

Além disso, um bom sistema de informação contábil é capaz não apenas de captar e processar dados, como também, de oferecer um canal de comunicação completo entre os departamentos da organização, o que contribui com informações certeiras e reduz o índice de erros.

Como um sistema de informação contábil pode ajudar as empresas no dia a dia?

Agora que você já sabe o que é um sistema de informação contábil e como ele funciona, veja algumas das principais vantagens que esse tipo de ferramenta pode oferecer para contribuir com a execução das tarefas diárias da empresa.

Integração com diferentes interfaces de trabalho

Um dos maiores benefícios que um bom sistema de informação contábil deve oferecer é a possibilidade de ser integrado a outras tecnologias já usadas pela empresa. Afinal, sabemos que muitos gestores já contam com ferramentas para gerenciar o fluxo de caixa, a gestão de pessoas e de estoque, entre outras questões.

A ideia é que esse sistema seja capaz de reunir todos os dados da organização em uma única base, tornando a visualização muito mais intuitiva e, é claro, contribuindo com a tomada de decisões.

Segurança de dados e organização das informações

Muito se fala sobre a segurança dos dados, pois as empresas modernas assumiram uma grande responsabilidade ao adentrar à era da transformação digital. Nesse sentido, um sistema contábil também deve ser capaz de contribuir com recursos de armazenamento de dados altamente seguros, evitando que informações corporativas sigilosas sejam vazadas ou roubadas.

Essa ferramenta também deve ajudar a organizar melhor os dados da empresa, facilitando o trabalho do escritório de contabilidade. Isso porque as companhias lidam com volumes de informações cada vez maiores, e a ausência de um sistema inteligente para organizá-las pode gerar grandes déficits.

Redução de custos

Outra característica crucial presente em um bom sistema de informação contábil é a redução de custos. Diferentemente do que alguns gestores pensam, essas ferramentas não se tratam de um gasto adicional, mas sim, de um investimento com altíssimo índice de retorno.

Ao usar esse software, a empresa faz grandes economias com outras ferramentas e, na maioria dos casos, pode até mesmo enxugar o tamanho da equipe, sem que a execução dos serviços e o cumprimento das obrigações fiscais sejam afetados.

Como escolher um sistema de informação contábil?

A escolha da ferramenta contábil ideal deve ser baseada não apenas nas necessidades gerenciais da empresa, mas também, em critérios que garantam o aumento de sua produtividade. Para isso:

  • liste as necessidades mais importantes do negócio, pois assim será mais fácil visualizar o que é prioridade na hora de tomar a decisão;
  • escolha um software que ofereça integração e armazenamento ilimitado na nuvem para que a empresa não corra riscos de ter de contratar serviços adicionais de cloud no futuro;
  • faça uma análise a respeito da possibilidade de compartilhamento interno com rastreabilidade em tempo integral e sem depender de e-mail;
  • verifique se a ferramenta disponibiliza uma estrutura de organização interna inteligente, pois isso facilitará o trabalho dos colaboradores na hora de lidar com grandes volumes de dados;
  • certifique-se de que a ferramenta entregue rapidez e agilidade nos processos e autonomia aos profissionais da equipe;
  • verifique se o sistema de informação contábil conta com uma equipe de suporte disponível para sanar suas dúvidas;
  • considere se o software pode ser integrado a outras interfaces e sistemas já utilizados na empresa.

Lembre-se de que a escolha desse tipo de ferramenta deve ser fundamentada nas reais necessidades do negócio, e se seus recursos são capazes de atendê-las. É necessário ter muita cautela na hora de optar pelo software ideal, pois esse pode ser o diferencial competitivo que colocará a empresa acima de seus concorrentes.

Como você pôde contemplar neste conteúdo, um sistema de informação contábil é uma ferramenta indispensável para que as organizações modernas se mantenham em conformidade com a legislação tributária. Além disso, ele conta com recursos que contribuem com a tomada de decisões e com a consolidação da empresa em seu mercado.

Quer conhecer todas as soluções oferecidas pelo melhor sistema de informação contábil da atualidade? Então, entre em contato com a equipe da Asplan para que possamos apresentar nossos recursos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *