Quando é Preciso Trocar De ERP? Confira!

Quando é preciso trocar de ERP? Confira!

Um sistema de gestão robusto é o que diferencia uma empresa dos seus concorrentes. Afinal, por meio do programa será possível centralizar informações do negócio, consultar diferentes módulos, acessar dados de maneira descomplicada e embasar a tomada de decisão dos gestores. E se o seu sistema já não te atende bem, talvez seja a hora de trocar de ERP.

Contudo, todas essas características deixam de existir quando a empresa insiste em uma solução obsoleta. Por isso, preparamos um post para que você saiba quando é preciso trocar de ERP para manter os bons resultados e elevar a produtividade. Siga a leitura!

Quais são os sinais que mostram a hora de trocar de ERP?

Apresentaremos os principais sinais de que o seu ERP precisa ser trocado para não prejudicar as metas de crescimento da empresa.

Dificuldade para usar o sistema

Esse problema costuma afetar sistemas mais antigos, principalmente. Assim, a empresa sofre de duas formas: funcionários mais antigos não conseguem mais desempenhar o seu papel de forma eficiente e novos colaboradores, acostumados com tecnologias mais avançadas, precisam aprender a lidar com um programa obsoleto e de baixo rendimento.

Tudo isso é péssimo para toda organização que queira uma boa produtividade. Os colaboradores passarão um bom tempo tentando contornar as falhas do sistema — tempo esse que poderiam utilizar para outras atividades da empresa.

Sistemas difíceis de usar podem até mesmo fazer com que os colaboradores utilizem ferramentas pessoais, o que pode causar uma vulnerabilidade na rede corporativa. Por isso, em vez de manter uma ferramenta pouco intuitiva, invista na troca para uma solução moderna.

Software incompatível com o negócio

Se o ERP da sua empresa tem irritado todo mundo pela lentidão e pouca eficiência, temos um sinal claro de que ele não é mais compatível com o seu negócio. Sistemas obsoletos, que não oferecem acesso aos dados em tempo real ou possibilidade de conexão remota, são uma entrave para todas as organizações que querem crescer.

Além disso, outro problema que um ERP desatualizado pode trazer é a vulnerabilidade dos dados. Isso porque programas obsoletos não estão devidamente equipados para proteger a rede corporativa de ameaças virtuais que surgem a todo momento.

ERPs incompatíveis com os objetivos de uma empresa que deseja crescimento também sofrem com a falta de atualizações. Isso impacta negativamente na segurança dos dados e também na busca de escalabilidade do negócio.

Um software pouco robusto não é capaz de acompanhar a evolução das empresas. Assim, elas perdem tempo (e dinheiro) com múltiplas manutenções na solução, o que mostra que a troca para uma ferramenta superior é a melhor alternativa.

Excesso de erros na ferramenta

Além da lentidão, outro problema que costuma aparecer em ERPs que precisam de uma troca é a ocorrência de diversas falhas, como salvamentos ou dificuldade no acesso às informações. Isso atrapalha o fluxo de trabalho na empresa e compromete a produtividade.

O excesso de erros na ferramenta desanima os colaboradores e, pior ainda, prejudica o bom relacionamento com os clientes — o que leva à queda na receita. Isso porque quase toda empresa hoje conta com algum sistema de gestão, que coordena diversas atividades e setores: nesse sentido, uma ferramenta com excesso de erros compromete toda a cadeia produtiva.

De forma similar aos erros que relatamos, outro sinalização de que o sistema precisa ser trocado rapidamente é a falta de suporte por falta de fabricante. Afinal, ninguém quer ter as atividades paralisadas por tempo indeterminado.

Falta de controle

Sua empresa precisa de um sistema de gestão para operar. Contudo, o pior cenário possível é ficar à mercê de um sistema que não controla informações e nem facilita a acessibilidade. Ou seja: aquilo que a sua empresa queria quando encomendou o programa não está sendo cumprido.

Além dos danos relacionados à vulnerabilidade dos dados que essa brecha pode causar, a empresa fica refém de um sistema que não entrega o que prometia desde o início. Aí, aumentam os erros causados por falhas humanas e os resultados ficam cada vez mais aquém do esperado.

Pouco suporte para a área contábil

Hoje, contadores e colaboradores em escritórios de contabilidade simplesmente não podem mais ficar sem um sistema de alto nível. Um dos focos da Asplan é justamente na área contábil, o que torna a empresa extremamente capacitada para ajudar os profissionais dessa área.

Quais são os diferenciais da Asplan que te farão trocar de ERP?

Antes de tudo, nada melhor do que abordar os nossos diferenciais. A Asplan atua há mais de 30 anos no mercado de soluções corporativas e a nossa experiência envolve diversos nichos de mercado, como escritórios de contabilidade, empresas do terceiro setor e empresas de outros setores.

Fornecemos ERPs para indústrias, comerciantes e profissionais do setor de serviços. Como se não bastasse, além dos nossos sistemas de gestão, também fornecemos consultoria especializada para que a empresa consiga melhores resultados e possa crescer de maneira sustentável.

O sistema ERP da Asplan é capaz de centralizar toda a movimentação contábil da empresa. Assim, a gestão de recursos do negócio poderá ser feita de diferentes formas pelo contador. É possível, por exemplo, importar o plano de contas de um software contábil que a contratante já utilizava para o ERP.

Isso torna mais eficiente o processo de correlação das categorizações que originam o arquivo de movimentação. Nossos clientes também têm acesso a um dashboard que centraliza e demonstra todas as informações reunidas para os usuários.

Com um painel de controle intuitivo, o ERP possibilita o monitoramento contínuo das tarefas diárias do setor de contabilidade. Essa supervisão, realizada on-line, evita que as obrigações fiscais da companhia sejam esquecidas.

Isso porque o próprio sistema enviará mensagens para relembrar os responsáveis sobre as datas de pagamento. O ERP da Asplan reduz despesas com o pagamento de multas, juros, taxas e garante que a contratante não sofra com o Fisco.

Investir na solução da Asplan é certeza de obter precisão contábil. Além da interface intuitiva, o sistema ainda automatiza as atividades da sua companhia para garantir uma aumento na produtividade. Desse modo, chega de perder tempo com programas lentos e repletos de erros, que tirem colaboradores talentosos das atividades do negócio.

Como pudemos ver no artigo, lentidão, mau funcionamento e erros frequentes são alguns sinais de que é preciso trocar de ERP. Adquirir uma solução moderna faz com que a empresa usufrua o que há de melhor no mercado em termos de sistema de gestão — e, consequentemente, consiga lucrar mais. Contudo, é preciso escolher uma opção de alto nível, produzida por uma empresa de ponta, como é o caso da Asplan.

Gostou do artigo e quer saber como contratar nossa solução de ERP? Então, entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.