Quer ser um profissional inovador? Descubra nove passos críticos para isso - Asplan Sistemas

Quer ser um profissional inovador? Descubra nove passos críticos para isso


Especialista fala quais são os pontos necessários para o sucesso de qualquer projeto inovador nas organizações

Há alguns anos, tem crescido a exigência para que pessoas e empresas
sejam inovadoras, ou seja, para que desenvolvam produtos, processos e
serviços totalmente novos e que tragam vantagens competitivas de
mercado. Nos departamentos de TI, essa demanda fica ainda mais forte
pelo fato de a tecnologia ser o principal pilar da inovação nas
organizações.

Mas quais são os fatores críticos para ter sucesso em projetos
inovadores? A seguir, o especialista no assunto Vijay Govindarajan,
autor de diversos livros sobre o tema, mostra os nove fatores críticos
para o sucesso de qualquer iniciativa inovadora:

1.    Crie uma justificativa convincente – Se as
pessoas não tiverem a consciência da importância de implementar algo
inovador, dificilmente a empresa priorizará os investimentos nesse tipo
de iniciativa, em vez de destinar o dinheiro para atividades essenciais
ao funcionamento da organização. “Assim, deve-se criar um projeto para
justificar a inovação e é melhor que ele seja convincente”, pontua
Govindarajan.

2.    Compartilhe uma visão de futuro – A maioria das
empresas prevê o futuro com base no que aconteceu no passado. Mas isso
nem sempre corresponde à realidade e, principalmente, não leva em conta
as mudanças inesperadas que tendem a ocorrer. Assim, o ideial é não
prever o futuro, mas desenvolver hipóteses sobre diferentes cenários
para o prazo de 10 a 20 anos e que possam servir de cenário para os
projetos inovadores.

3.    Tenha uma agenda de inovação totalmente alinhada
“Como o Gato de Chesire disse para a Alice [no filme Alice no País das
Maravilhas]: Se você não sabe aonde está indo, qualquer estrada poderá
chegar lá”. A inovação é uma jornada ao desconhecido e existem múltiplas
possibilidades. Mas antes de começar um projeto inovador é essencial
saber alguns pontos-chave: onde a minha empresa está agora e onde quer
chegar no futuro? Existe uma cultura favorável ao risco na organização?

“Em minha experiência, a razão número um pela qual as iniciativas
inovadoras falham é por conta de não perderem tempo para alinhar os
investimentos em inovação aos objetivos da organização”, pontua o
especialista.

4.    Envolva os principais executivos da organização
Qualquer projeto dentro das empresas depende de uma estratégia clara,
baseada em métricas e com um modelo adequado de gestão. Mas quando se
fala em algo inovador, a estratégia tende a ser confusa e os modelos de
análise tradicionais de resultados tendem a não valer, já que trata-se
de algo novo e que ainda não tem referências. Assim, a única forma de
uma ação inovadora seguir adiante é quando alguém com poder de decisão
na organização compra a ideia e trabalha para garantir todos os recursos
necessários a ela.

5.    Encontre alguém que engaje as pessoas – O sucesso
de qualquer iniciativa bem-sucedida depende da forma como as decisões
são tomadas. Mas no caso de projetos inovadores, nem sempre os modelos
convencionais, no qual o principal executivo dá o parecer final,
funcionam. Para Govindarajan, é necessário estabelecer alguém, dentro da
equipe, que terá a função – e, por consequência, precisa ter a
capacidade para tal – de motivar as pessoas a se engajarem com o
processo de inovação e incentivar uma tomada de decisões conjuntas.

6.    Estabeleça uma equipe multifuncional – Os
melhores times têm três ingredientes: líderes de projeto que contribuem
para a tomada de decisões e sirvam de mediadores dos conflitos;
conhecimentos e capacidades relevantes dos integrantes; e uma
diversidade de pessoas, com habilidades diferentes, mas que trabalhem
bem de forma conjunta.

7.    Entenda os reais direcionadores da inovação – As
mudanças organizacionais são motivadas por fatores de mercado: clientes,
competição, órgãos reguladores e desenvolvimento científico e
tecnológico. “Só ao explorar esses direcionadores de mudança as
companhias começam a reconhecer o que deve ser relevante para seu
futuro”, aconselha o especialista, citando que isso pode servir de base
para construir ideias inovadoras.

8.    Assuma riscos – As pessoas só conseguem criar
algo totalmente inovador quando elas deixam de pensar como os demais.
Mas isso, no entanto, tem um preço: a necessidade de assumir o risco de
fazer algo que ninguém fez e que, na maior parte das vezes, não é
compreendido no primeiro momento e está sujeito a falhas. Vale destacar
que, na maior parte dos casos, as pessoas precisam testar uma série de
projetos até chegar a algo realmente novo e interessante.

9.    A inovação precisa ser o tempo todo estimulada
“Existem três elementos para que as ações inovadoras ocorram. O primeiro
é criar um time dedicado ao tema. Segundo, deve-se criar um elo entre
essa equipe e os profissionais que tocam o dia-a-dia, para analisar
questões-chave para o negócio. E, terceiro, há a necessidade de avaliar a
capacidade dos líderes de projeto para gerenciar as ações de forma
contínua, não só para alcançar os resultados em curto prazo”, conclui
Govindarajan.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/quer_ser_um_profissional_inovador_descubra_nove_passos_criticos_para_isso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *