Receita divulga série de vídeos com orientações a contribuintes

A Receita Federal divulgou no canal da TV Receita no YouTube (youtube.com/TVReceitaFederal) uma série com 11 vídeos sobre o IR. A série, chamada “TV Receita Responde”, aborda as principais dúvidas que surgem sobre a entrega da declaração.
Entre os temas tratados nos vídeos estão as novidades para este ano, os documentos necessários para prestar contas ao fisco, as formas para declarar e as deduções permitidas.
Os vídeos buscam aproximar a Receita do contribuinte, explicando, em linguagem coloquial, os principais assuntos relacionados à legislação do tributo.
Para o chefe da Assessoria de Comunicação Social da Receita, Pedro Mansur, “o órgão pretende ampliar a cada ano as formas de comunicação para esclarecer os contribuintes”.
40 – Minha filha começou a trabalhar em setembro. Ela ainda pode ser minha dependente? (O.N.).
Sim, desde que ela tenha até 21 anos, ou até 24 anos, se estiver cursando estabelecimento superior. Se não for cumprida uma dessas condições, ela não pode ser sua dependente. Como você terá de informar a renda dela, dependendo desse valor pode ser que não compense ela ser sua dependente.
41 – Comprei imóveis na planta com pagamento à vista, com cláusula de cessão de direitos para dois filhos. Como declaramos? (P.D.C.).
Na ficha Doações efetuadas (código 80), informe a doação a cada um, indicando nome e CPF deles e o valor respectivo. Nas fichas Bens e direitos das declarações deles, informe a aquisição dos imóveis e indique o valor no campo 2014. Na linha 10 da ficha Rendimentos isentos e não tributáveis, informe o valor que cada um recebeu.
42 – Como informo reembolso de despesa médica? (S.M.D.P.).
Na ficha Pagamentos efetuados, informe o código do serviço, o nome e o CPF/CNPJ do prestador e o valor pago. O valor do reembolso é indicado no campo Parcela não dedutível/Valor reembolsado.

Fonte: http://www.folha.com.br/ir2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *