Sistema Integrado De Gestão Empresarial

Sistema integrado de gestão empresarial: veja as principais funcionalidades aqui!

Um sistema integrado de gestão empresarial nada mais é do que uma ferramenta tecnológica que abrange uma série de funcionalidades e necessidades importantes de diferentes departamentos da empresa. Seu maior benefício é o alinhamento da companhia à transformação digital.

Em tempos de consumo 4.0, em que é o cliente que determina as regras do mercado, é fundamental contar com soluções inovadoras para resolver as demandas cada vez mais exigentes dos consumidores. Tecnologias que abrangem automação, análise de dados e computação em nuvem em um único ambiente são as principais aliadas das organizações modernas.

Neste conteúdo, você conhecerá as principais funcionalidades de um sistema integrado de gestão empresarial, as vantagens que esse tipo de software pode proporcionar e como escolher a solução mais adequada para o seu negócio. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

Quais são os benefícios de um sistema integrado de gestão empresarial?

Organizações que prezam pela modernização de suas ferramentas de trabalho tendem a obter vantagem competitiva em cima de seus concorrentes diretos e indiretos. Veja, a seguir, os motivos pelos quais esse tipo de ferramenta já é parte da cultura organizacional da concorrência.

Melhor controle para a empresa

Note que a palavra-chave é “integrado”, isto é, um sistema capaz de reunir diversos departamentos da organização em uma única ferramenta. Dessa forma, é possível ter total controle de informações, atividades, prazos, vendas, situação financeira, RH, além das questões tributárias e contábeis da empresa.

Mais qualidade, agilidade e eficiência

Os dados tratados pelo sistema integrado de gestão empresarial são muito mais confiáveis do que as informações armazenadas em documentos impressos ou planilhas — sejam elas eletrônicas, sejam elas manuais.

Esse software também garante a eficiência dos processos operacionais do negócio. Como as informações são compartilhadas no sistema, o gestor passa a ter muito mais agilidade, visto que não precisa ter o retrabalho de preencher o mesmo dado em ambientes diferentes.

Auxílio para a tomada de decisões

Um bom sistema integrado de gestão empresarial oferece todas as ferramentas necessárias para que a tomada de decisões seja baseada em dados precisos e informações concisas a respeito da organização, como fluxo de caixa, projeções de orçamentos e cenários financeiros, custos fixos e variáveis, entre outros aspectos importantes.

Redução de custos

Com uma ferramenta tecnológica para gerenciar as finanças da empresa por meio de relatórios minuciosos baseados em análise de dados, é possível eliminar as falhas humanas, encontrar gargalos financeiros e eliminar todas as despesas desnecessárias.

Além disso, como diz a máxima: tempo é dinheiro. Com a otimização dos processos é possível agilizar o trabalho dos colaboradores e reduzir o desperdício de tempo com tarefas repetitivas, ou seja, aumentar a produtividade da empresa de uma maneira geral. Assim, a redução de custos se torna uma consequência natural do uso de um sistema integrado de gestão empresarial.

Quais são as principais funcionalidades de um sistema integrado de gestão empresarial?

Agora que você já conhece as vantagens de um sistema integrado de gestão empresarial, aproveite para conferir também quais são as principais funcionalidades que esse tipo de ferramenta pode oferecer à sua companhia!

Gestão contábil

A administração dos aspectos contábeis de uma empresa é uma das responsabilidades mais burocráticas que o empreendedor precisa lidar em seu dia a dia. O menor descuido no preenchimento de documentos ligados às questões tributárias e fiscais da organização pode resultar em consequências que pesarão no caixa da empresa, como multas por atraso, juros e sanções pela Receita Federal.

Dito isso, os softwares integrados de gestão têm sido cada vez mais adotados devido aos seus inúmeros recursos para lidar com as questões contábeis da empresa. Para você ter uma ideia, alguns sistemas contam com SPED Fiscal, para que a instituição garanta o cumprimento de suas obrigações fiscais.

Emissão de nota fiscal

Foi-se o tempo que emitir uma nota fiscal era uma atividade que exigia o preenchimento manual e a atenção de um colaborador humano. Hoje, com as soluções inteligentes que existem no mercado, a emissão e o controle de NF-e (notas fiscais eletrônicas) é um recurso básico integrado à ferramenta.

Controle de estoque

Se você é da época em que o controle de estoque exigia a locomoção do profissional pelos galpões de armazenamento da empresa, com uma prancheta para anotar manualmente a quantidade de itens, saiba que, hoje, as coisas estão bem diferentes.

Um sistema integrado de gestão empresarial se comunica com tecnologias de gerenciamento de estoque, como o RFID (identificação por radiofrequência), e envia as informações sobre número de mercadorias ou insumos disponíveis diretamente para o banco de dados da organização. Sempre que uma venda é feita e um produto enviado ao cliente, o sistema atualiza o estoque automaticamente.

Como escolher o sistema de gestão ideal para a sua empresa?

Em tempos de transformação digital, é comum que haja um aumento significativo na procura de softwares e soluções inovadoras para as necessidades da empresa. Em resposta a essa demanda, há uma grande disponibilidade de sistemas integrados de gestão empresarial no mercado, o que dificulta o trabalho para escolher a melhor alternativa.

O ideal é procurar um fornecedor com mais de 30 anos de mercado e que seja especializado em ferramentas que facilitem o cotidiano organizacional. O software de gestão contábil da Asplan, por exemplo, oferece diversas funcionalidades úteis, como:

  • captura e armazenamento de arquivos XML (arquivos eletrônicos referentes às notas fiscais e outros tipos de documentos fiscais);
  • validação de obrigações contábeis;
  • emissão de certificados digitais;
  • backup de dados em servidores na nuvem;
  • integração com outras ferramentas já existentes na empresa, entre outras questões ligadas à gestão corporativa.

Como você pôde ver neste artigo, um sistema integrado de gestão empresarial oferece uma vasta gama de funcionalidades úteis para as mais diversas necessidades da organização. Suas ferramentas variadas atendem a todo tipo de demanda que faz parte do cotidiano de uma empresa, garantindo confiabilidade nas informações e agilidade nos processos.

Quer saber como a ferramenta tecnológica da Asplan pode beneficiar a sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe para conhecer os diferenciais do nosso sistema integrado de gestão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *