Site promete ajudar cliente a enviar reclamação à empresa no Twitter - Asplan Sistemas

Site promete ajudar cliente a enviar reclamação à empresa no Twitter


Resolvaweb reúne contas de empresas no microblog para o usuário.é possível enviar mensagens pelo serviço, que são publicadas no Twitter.

Além de ser uma rede social para entrar em contato com amigos, divulgar
ideias e conhecer pessoas, o Twitter é usado também como um canal para
enviar reclamações e sugestões à empresas. Entre janeiro e dezembro de
2011, o microblog teve 272.181 tuítes de pessoas, que usaram a hashtag
“#FAIL” para reclamar de serviços ou de produtos, de acordos com dados
da E.life, empresa especializada em gestão de redes sociais.

A companhia lança nesta quinta-feira (15), Dia do Consumidor, um
serviço que promete ajudar os usuários do microblog a entrar em contato
com o serviço de atendimento ao consumidor das empresas. Chamado de
“Resolvaweb” (clique aqui para acessar),
o site possui em sua estreia 419 empresas que em categorias como
carros, entretenimento, bebidas, planos de saúde, celulares, por
exemplo, permitindo que o usuário possa enviar reclamações, críticas,
solicitações e elogios.

Segundo a E.life, as empresas que estão no “Resolvaweb” foram
adicionadas por estarem no banco de dados de monitoramento – nem todas
são clientes –  e novos sites serão adicionados nos próximos dias.

Mensagem ? enviada para a empresa, usando o Twitter, com o Resolvaweb. Usu?rio recebe e-mail ao ter resposta (Foto: Reprodu??o)Mensagem é enviada para a empresa, usando o
Twitter, com o Resolvaweb. Usuário recebe e-mail
ao ter resposta (Foto: Reprodução)

Contatando empresas pelo Twitter
O G1 teve acesso ao serviço, que exige que o usuário
tenha uma conta cadastrada no Twitter. Ao entrar no site, é necessário
entrar com os dados da conta do microblog e autorizar o uso do
“Resolvaweb” pelo Twitter. Em seguida, é possível usar uma barra de
buscas para procurar pelo contato da empresa e enviar a mensagem. Há
também uma opção para navegar por uma página com as categorias de
serviços oferecidos pelas empresas.

Ao selecionar a empresa, o “Resolvaweb” mostra quantos usuários seguem a
conta dela no Twitter, quantos ela segue e o número de contatos feitos
entre as duas partes – usuário e companhia – por meio do serviço. Há
também a possibilidade de seguir a conta da empresa no microblog.

As mensagens são enviadas às empresas com o nome do usuário no Twitter e
elas aparecem também no perfil da empresa. Assim que a organização
responde para o consumidor, ele recebe um e-mail do “Resolvaweb”
informando que seu contato teve retorno. Há um link que o direciona ao
site e que apresenta a resposta da companhia.

Na aba “Meu Histórico”, no próprio serviço, o internauta tem um
histórico de todas as suas interações com as marcas e a a opção de
enviar uma nova mensagem para a empresa, mantendo o diálogo com ela.

Com o serviço, o usuário também tem a possibilidade de acrescentar ao
site o nome de uma companhia que não está no banco de dados, clicando em
“Adicionar Marca”. A E.life afirma que providenciará o cadastro da
empresa, caso ela tenha perfil no Twitter, ou comunicará o internauta
que a organização sugerida não está no microblog. Neste caso, a
organização será avisada pela E.life que está sendo procurada no
Resolvaweb.

Segundo a E.life, o serviço “Resolvaweb” não determina um prazo para
que as companhias retornem os contatos feitos por meio do site. O motivo
disso, segundo a empresa, é para não interferir em seus processos
internos e critérios de respostas. O site também não compartilha
publicamente a reclamação dos consumidores.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/03/site-promete-ajudar-cliente-enviar-reclamacao-empresa-no-twitter.html

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