Terceiro Setor: Entenda Como A Asplan Pode Fortalecer Esse Segmento

Terceiro setor: entenda como a Asplan pode fortalecer esse segmento

Uma organização do terceiro setor tem como objetivo principal impactar a sociedade com os recursos obtidos por fontes públicas e privadas. Suas atividades fazem muita diferença nas comunidades brasileiras. E mesmo sem ter como meta a geração de lucro e sim o impacto social, é preciso ter processos inteligentes e eficientes para que sua atividade seja realizada com sucesso.

Com isso, ela conseguirá executar a missão proposta em seu estatuto e fará uma prestação de contas com transparência, captando mais recursos para ampliar sua atuação.

Neste post, vamos mostrar para você qual a experiência da Asplan com o terceiro setor e o papel dos seus consultores no fortalecimento desse segmento. Confira!

Como a Asplan pode ajudar o terceiro setor?

Andressa Gomes, coordenadora contábil da SETECO, explica que a Asplan tem uma equipe de consultores capacitada e especializada em eliminar as dificuldades que muitas organizações sem fins lucrativos enfrentam ao fazer a gestão financeira dos seus recursos. Para isso, foca na otimização de tempo com o uso da tecnologia, a fim de que a mão de obra possa ser utilizada para mais funções.

Utilizando um sistema de gestão adequado, como o ERP Asplan, a automação e o controle financeiro pode ser implantado em qualquer ONG. Inclusive, o quanto antes essa prática for adotada, maiores serão as chances de expandir as atividades, fortalecer a marca e realizar a prestação de contas da maneira correta.

Organizações do terceiro setor também são submetidas a auditorias. Por isso, a utilização de um sistema ERP é indispensável para uma vida financeira saudável, com as informações organizadas e transparentes.

Toda equipe de auditoria recomenda o uso de um software para controle administrativo. Então, a Asplan tem um papel fundamental ao ajudar as organizações do terceiro setor a realizarem a sua gestão por meio de um sistema ERP.

Qual a experiência da Asplan com o terceiro setor?

De acordo com Andressa, a Asplan atua no mercado de consultoria em gestão e implantação de soluções de gestão para o terceiro setor há mais de 30 anos. Essa experiência engloba diversos clientes desse segmento, obtendo resultados significativos nas seguintes áreas:

  • gestão financeira;
  • gestão de contas a pagar;
  • gestão de projeto;
  • informações organizadas por centro de custo, projeto, área ou sessão.

Tudo isso de uma maneira devidamente organizada, ágil e fácil. Inclusive, na área de gestão de pagamentos, a consultoria da Asplan desenha a gestão completa do controle de despesas. Isso acontece a partir do momento em que entra uma solicitação, passando pelo processo de cotação para compra, do pedido até a sua aprovação.

Depois disso, a tarefa segue com a geração do contas a pagar, a aprovação dos títulos a pagar, a integração desses documentos com o banco de forma automática a partir da autorização da instituição financeira. Cada uma dessas etapas é um processo de controle de saída do caixa e a Asplan tem ampla bagagem para orientar todas elas.

Quais são as soluções da Asplan para esse segmento da economia?

Segundo dados do IPEA, o Brasil possui mais de 820 mil ONGs. Portanto, podemos afirmar que o Terceiro Setor tem um papel significativo na sociedade e na economia. Esse tipo de atividade envolve recursos públicos e privados, exigindo um controle financeiro com transparência. Assim, as organizações conseguem esclarecer como o dinheiro está sendo empregado.

Powered by Rock Convert

A coordenadora contábil lembra que a Asplan pode auxiliar essas organizações com soluções para:

  • gestão de pagamentos;
  • gestão de aprovações de pagamentos;
  • gestão de compras;
  • gestão de cobrança;
  • gestão de fluxo de caixa;
  • gestão de budget.

Como funcionam as soluções da Asplan?

O sistema da Asplan faz a integração de todas as movimentações da organização com a contabilidade da empresa. Afinal, de nada adianta ter um sistema de gestão para terceiro setor sem que ele possua uma boa integração com a contabilidade. Isso porque o demonstrativo contábil deve representar exatamente o que consta no demonstrativo financeiro.

Com isso, a instituição minimiza a ocorrência de erros. Vale ressaltar que existem muitas organizações do terceiro setor que elaboram orçamentos dentro das melhores práticas e captam recursos com bastante competência. Mas, na hora de realizar as tarefas de backoffice, os consultores identificam a ocorrência de bastante trabalho duplicado.

A razão principal disso é o fato das informações da gestão financeira não estarem no formato apropriado para irem à contabilidade.

Quais são os objetivos da Asplan?

Um dos grandes desafios das instituições do terceiro setor é a organização de todos os envolvidos na sua operação, sejam eles colaboradores, voluntários, doadores, entidades religiosas, escolas, associações de bairros, clubes sociais etc.

Como toda ONG é regida por normas e leis, elas precisam de um sistema que possibilite o registro e o gerenciamento amplo de todas as informações exigidas pela legislação. Esse é o objetivo central das soluções da Asplan: auxiliar organizações do terceiro setor a serem administradas dentro das melhores práticas do mercado, usando a tecnologia a seu favor.

Por que a Asplan é um diferencial?

A equipe de consultores da Asplan trabalha com ONGs que atuam nas mais diversas causas e voltadas a diferentes públicos, como crianças e adolescentes, pessoas com necessidades especiais e vários problemas de saúde, entre outros. Seja qual for a especialidade da organização, o sistema se adapta a todo tipo de projeto.

Além disso, um grande diferencial do sistema Asplan é a gestão online de orçados versus realizados. Essa funcionalidade permite que o gestor consiga analisar o orçamento logo após terminar os lançamentos financeiros.

Outro diferencial é a gestão de aprovação de pagamentos separada por alçada. O procedimento de aprovação das despesas pode ser incumbido a cada colaborador responsável pelo software, atribuindo um limite a cada funcionário, por exemplo. E tem mais: a gestão de pagamentos é integrada com o banco, o que significa que o arquivo de retorno é enviado automaticamente.

Por fim, uma das utilidades mais importantes do sistema da Asplan é a gestão de cobrança de doadores integrada com as bandeiras de cartão de crédito e cartão de débito.

Precisa de ajuda na gestão da sua organização do terceiro setor? Que tal poder contar com uma empresa processa mais de 2 milhões de doadores por mês em sua base através de seus clientes que são ONGs? Então, entre em contato com Asplan. Ela estará com a sua equipe de consultores pronta para atender você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *