Treinamento E Capacitação Bog

Treinamento e qualificação de funcionários: por que investir?

Há alguns anos, o treinamento e a qualificação de funcionários eram interpretados por muitos empreendedores como despesas desnecessárias para as empresas. Contudo, à medida que o mercado passou a evoluir aceleradamente e as demandas mudaram, por conta da evolução do comportamento de consumo, essa realidade mudou.

Paulatinamente, os setores de recursos humanos conseguiram reverter essa situação mostrando que, na verdade, isso se tratava de um investimento para as organizações. Neste post, vamos abordar sobre treinamento e qualificação de funcionários e por que se deve investir em mão de obra.

Quais os benefícios de investir em treinamento e qualificação de funcionários?

Há uma vasta gama de vantagens que tanto a organização quanto os funcionários usufruem quando toda a equipe está alinhada com as tendências do mercado e devidamente preparada para lidar com o consumidor moderno. Neste tópico, você verá quais são esses benefícios.

Otimiza o maior ativo da empresa

O capital humano — ou os recursos humanos — é o principal ativo das empresas. O sucesso de um empreendimento pode ser definido pela qualidade das pessoas que administram ou que operam o negócio.

Uma equipe engajada, unida e determinada faz toda a diferença, principalmente em um momento de dificuldade como o que estamos vivendo atualmente.

Nenhuma máquina ou sistema vai executar as suas tarefas sem que haja o envolvimento das pessoas. Por isso, é fundamental qualificá-las da melhor maneira possível para exercerem suas atividades.

Melhora a produtividade da equipe

Conhecimento nunca é demais e é algo que jamais pode ser tirado de seus colaboradores. Sendo assim, ao investir em treinamento e qualificação dos funcionários, os ganhos de produtividade da equipe são notáveis a curto prazo.

Isso acontece porque, nesses treinamentos, os envolvidos desenvolvem técnicas de persuasão, aptidões teóricas e conhecimentos aprofundados em relação às funções que desempenham na empresa. Logo, quando mais qualificados forem seus empregados, maiores serão os resultados que trarão para o negócio.

Vale mencionar, ainda, que essa prática ajuda na valorização do profissional que, ao se sentir reconhecido em suas responsabilidades, tende a desempenhá-las com ainda mais dedicação.

Incentiva a inovação

Como foi mencionado na introdução, o comportamento do consumidor está mudando e isso se deve, em grande parte, a fatores como a popularização do acesso à internet e à constante evolução tecnológica pela qual nossa sociedade está passando.

Dito isso, ao investir em treinamento e qualificação de funcionários, a companhia está atualizando os seus colaboradores em relação às tendências de mercado e os alinhando à inovação. Ou seja, eles estarão mais preparados para lidar com soluções em automação de tarefas e deixarão de exercer processos manuais, o que reduz ou elimina a incidência de falhas humanas e torna o clima do ambiente de trabalho muito mais dinâmico.

Agrega valor competitivo ao negócio

Com um time de profissionais altamente capacitados, ter uma empresa mais forte e consolidada no mercado é apenas uma consequência. Afinal, como dissemos, os recursos humanos são os principais ativos de um negócio.

Fortalecer esses ativos é uma espécie de investimento, já que com o aumento da eficiência produtiva e melhoria do atendimento ao consumidor, a organização só tem a ganhar!

Aumenta a retenção de talentos

Um ponto muito polêmico enfrentando pelas empresas atualmente é o índice de turnover de funcionários. A geração de profissionais ativos atual é exigente em relação às normas e às políticas corporativas. Isso significa que manter os melhores talentos dentro de seu time não é mais uma tarefa simples.

Portanto, um dos benefícios de investir em treinar e capacitar seus funcionários está atrelado ao fato de que, quanto mais eles se sentem valorizados pela organização, maiores as chances de que se sintam realizados e permaneçam na empresa.

Os jovens talentos que integram a geração Millennials, por exemplo, adoram novidades, desafios e gostam de se manterem engajados com responsabilidades que os façam se sentir importantes.

Como preparar seus colaboradores?

Agora que você já tem noção mais ampla sobre o porquê investir em treinamento e qualificação de funcionários, mostraremos algumas boas práticas sobre como preparar os colaboradores para as mudanças na rotina.

Invista em cursos e especializações

Há, no mercado, empresas especializadas em treinamento e aperfeiçoamento de recursos humanos. Além das faculdades e universidades com seus cursos de graduação e pós-graduação, existem instituições voltadas para a qualificação e formação.

Associações de classe e entidades representativas dos diversos setores da economia brasileira fornecem cursos de reciclagem e de atualização. Na internet também há uma série de cursos, nas mais diversas áreas, gratuitos ou pagos, que também podem colaborar com a evolução dos seus profissionais.

Procure se informar sobre os cursos disponíveis. Entre em contato com as entidades. Pesquise na internet. Avalie a possibilidade da realização de cursos exclusivos para a sua empresa. Eles podem ser muito úteis, pois direcionam o conteúdo programático para o cenário de sua empresa.

Conheça sua equipe

Avalie se os fornecedores fazem um acompanhamento ou uma avaliação pós-treinamento com a sua equipe. Em alguns casos uma consultoria de recursos humanos pode ser muito interessante.

O fato é que ao conhecer bem cada membro da sua equipe e quais suas necessidades em relação ao trabalho que exercem dentro da organização, se torna muito mais fácil saber em quais pontos os treinamentos e qualificações devem ser focados.

Estamos falando sobre mensurar as possíveis fraquezas para que elas possam ser eliminadas e, é claro, os pontos fortes ressaltados. Dado o contexto, torna-se essencial que o RH considere as particularidades de cada integrante da equipe. Para desenvolver um ambiente laboral produtivo é preciso que a empresa esteja sempre ligada no que se diz respeito ao desempenho de seus profissionais.

Saiba liderar

Um equívoco cometido por muitos empreendedores é não se envolverem com a equipe, colocando-se lado a lado dos colaboradores como se fizessem parte de um grande time. Você já deve ter ouvido falar que ser chefe e ser líder são conceitos distintos, não é mesmo? Pois bem, essa realidade deve ser aplicada aqui.

Não adianta investir em treinamento e capacitação dos funcionários se eles não enxergarem o gestor como uma fonte de inspiração ou como alguém que podem contar. Ele deve participar das mesmas adversidades e desafios da empresa todos os dias.

Isto é, ao aplicar treinamentos, é fundamental que, como líder, você participe também, pois isso ajudará a criar laços de confiança com os membros da equipe. Afinal, “a palavra convence, mas o exemplo arrasta”, como o grande Confúcio disse.

Os funcionários se sentem muito mais motivados e engajados se notarem que seus líderes têm tanto interesse — ou até mais — quanto eles nas capacitações fornecidas pela organização. O simples ato do superior participar do projeto, pode ser interpretado como uma demonstração de que todos fazem parte de um grande organismo e que lutam pelo mesmo objetivo.

Invista em tecnologia

Quando o assunto é treinamento e qualificação de funcionários, a tecnologia pode ser uma verdadeira aliada, já que oferece inúmeras opções para melhorar as habilidades profissionais de sua equipe, como:

  • plataformas de cursos online — também conhecido como EAD, o ensino a distância tem evoluído bastante nos últimos anos e, em tempos em que é preciso permanecer em casa, essa pode ser uma ótima maneira de treinar sua equipe;
  • gamificação — situações cotidianas na empresa que podem ser replicadas em um ambiente virtual, como se fosse um jogo, permitindo que o colaborador utilize seu raciocínio para chegar em soluções que aplicaria na vida real.

Entre muitas outras maneiras de garantir que o seu time de funcionários aprimore seus conhecimentos e capacitações sem exigir grandes investimentos ou mudanças na infraestrutura da empresa.

Como um serviço de consultoria em treinamento e qualificação de funcionários pode ajudar?

Como você pôde conferir no tópico anterior, investir no desenvolvimento e na capacitação das pessoas traz vários benefícios para as organizações. Entre vários, podemos destacar:

Ao contar com um serviço de treinamentos e consultoria in loco especializada, tudo isso pode ser alcançado, já que a empresa oferece auxílio para que sejam implementadas soluções como:

  • realização constante de cursos, treinamentos e participação de eventos externos para a troca de experiência;
  • congressos técnicos e seminários comportamentais — também são excelentes oportunidades para a evolução profissional dos colaboradores.

evolução tecnológica e as novas ferramentas que estão sendo desenvolvidas possibilitam um melhor desempenho por parte dos colaboradores. Entretanto, isso só será possível se eles estiverem bem treinados e bem qualificados para operar essas ferramentas.

Não adianta colocar um computador de último modelo ou uma máquina cheia de tecnologia para serem utilizados por uma pessoa que não saiba usá-lo. É preciso prepará-la para usufruir todas as suas potencialidades. Isso só é possível com a qualificação dos funcionários.

Como você pôde conferir neste conteúdo, investir em treinamento e qualificação de funcionários é crucial para o desenvolvimento competitivo da equipe e, é claro, geração de melhores resultados no mercado em que a sua companhia atua.

Contudo, para agilizar o processo, é imprescindível contar com os serviços de consultoria in loco, como a Asplan tem a oferecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *