3 Dicas Para Escolher Um Sistema Financeiro

Veja 3 dicas para escolher um sistema financeiro

Escolher um sistema financeiro é crucial para qualquer empreendedor que entenda a importância de poder contar com o auxílio da tecnologia, tanto em favor da gestão quanto do controle das finanças da empresa.

O fato é que essa ferramenta ajudará a organizar melhor todos os processos relativos ao departamento responsável por assuntos relativos à contabilidade e às finanças do negócio, reduzindo erros, divergências de informações e gargalos de gestão.

No entanto, com tantas opções disponíveis no mercado, a tarefa de escolher um sistema financeiro não é tão simples. E é exatamente por isso que preparamos este conteúdo. Continue a leitura para conferir 3 dicas sobre o que um ERP financeiro deve oferecer!

1. Saiba quais são as necessidades da empresa

Primeiramente, para escolher um sistema financeiro que atenda às demandas da empresa, é muito importante que seus gestores conheçam afundo as reais necessidades da companhia. Por exemplo, é preciso conhecer aspectos como:

  • o perfil dos clientes;
  • os meios de pagamento mais utilizados;
  • como é feita a tributação do negócio;
  • como são realizadas as emissões de NFs e outros documentos contábeis importantes;
  • quais processos ainda são realizados manualmente;
  • quais nichos seriam abrangidos pela implementação de uma tecnologia de gestão;
  • entre outros pontos cruciais.

Existem softwares de gestão voltados para os mais diversos segmentos do mercado. Portanto, é preciso saber qual a empresa realmente precisa.

2. Avalie as funcionalidades oferecidas pelo software

Depois de se certificar de que as necessidades e demandas do negócio foram mapeadas, a tarefa de escolher um sistema financeiro se torna muito mais simples, pois, agora, basta segmentar a procura com base em parâmetros específicos.

Faça uma avaliação criteriosa em relação às funcionalidades oferecidas pelo sistema. Se a empresa realiza muitas transações financeiras no ambiente online, por exemplo, procure por um software que tenha recursos voltados para essas necessidades, proporcionando uma verdadeira contabilidade digital.

Além disso, é importante também averiguar se o fornecedor de software oferece um bom suporte técnico, não apenas durante a implementação do sistema, mas em qualquer momento que surjam dúvidas ou ocorram problemas.

3. Descubra se ele é integrável ao ambiente online

Por fim, mas não menos importante, escolher um sistema financeiro moderno é crucial para fomentar o crescimento e a evolução do negócio diante do mercado. Dito isso, especialmente depois da popularização do trabalho remoto, é imprescindível que optar por software integrável à Nuvem.

Esse tipo de ferramenta permite que o trabalho à distância seja realizado, além de garantir a eficiência e segurança dos processos e o armazenamento de dados no ambiente digital. Assim, as equipes podem atuar geograficamente espalhadas sem qualquer limitação.

Para concluirmos, vale lembrar que, ao escolher um sistema financeiro, é muito importante fazer uma avaliação criteriosa a respeito das necessidades e objetivos da organização. Com base nesses parâmetros, é possível ter uma visão mais estratégica sobre quais recursos a ferramenta tecnológica financeira ideal deve ter.

Quer saber como a Asplan pode otimizar a sua rotina de trabalho e organizar as questões financeiras e contábeis por meio de soluções inovadoras? Então, entre em contato com um especialista da nossa equipe para descobrir mais sobre nosso ERP de gestão de finanças e serviços de consultoria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.