Consultoria Financeira Para Pequenas Empresas

Veja os benefícios da consultoria financeira para pequenas empresas

Organizações de porte menor costumam contar com uma infraestrutura enxuta, por isso, devem planejar bem os seus investimentos. A falta de conhecimento de mercado é o motivo que leva muitos gestores a tomarem decisões erradas, comprometendo a existência do negócio, o que nos leva à importância da consultoria financeira para pequenas empresas.

Esse tipo de serviço pode salvar uma organização de ir à falência, visto que ajuda a colocar em ordem todas as questões tributárias, financeiras e administrativas que podem ser o motivo pelo qual as finanças vão mal. Para que isso aconteça, é preciso avaliar bem as opções antes de tomar uma decisão.

Preparamos este conteúdo para que você entenda o que é uma consultoria financeira para pequenas empresas, a sua importância e como escolher um bom fornecedor para esse tipo de serviço. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é uma consultoria financeira?

De forma resumida, é um serviço prestado por profissionais altamente experientes que analisam toda a situação financeira de uma empresa e identificam:

  • os pontos que exigem melhorias;
  • as despesas que devem ser descartadas;
  • os erros de gestão;
  • outras questões que podem ser a razão pela qual o negócio não está gerando lucros.

Além disso, os consultores financeiros ajudam a desenvolver planejamentos estratégicos para identificar os melhores investimentos e orientar as decisões mais seguras que os gestores podem tomar em relação à empresa.

Em geral, os consultores se reúnem com os gerentes da organização e, juntos, avaliam a situação financeira da empresa como um todo, antes que qualquer recomendação seja posta em prática.

Qual é a importância de uma consultoria financeira para pequenas empresas?

Uma consultoria financeira para pequenas empresas pode trazer uma grande variedade de vantagens para o negócio, como identificação de pontos que podem ser melhorados, inteligência de mercado, entre muitas outras questões.

Veja, a seguir, por que é tão importante contar com esse tipo de serviço!

Redução de despesas

Quando uma empresa está com problemas financeiros, na maioria dos casos, o primeiro passo a ser tomado é cortar gastos desnecessários e reduzir as despesas. Um dos pontos positivos de contratar uma consultoria é que o serviço fará uma análise profunda e orientará sobre o que pode ser eliminado para “engordar” os caixas da organização.

Organização do fluxo de caixa

Não são poucos os casos de pequenos negócios que passam por dificuldades por causa da má gestão empresarial, principalmente em relação às finanças. Empresas de porte menor têm menos capital em mãos, por isso, cada investimento ou decisão que envolva os recursos financeiros deve ser tomado com muita cautela.

Um dos benefícios da consultoria, neste sentido, é que o consultor ajuda a otimizar a organização do fluxo de caixa, colocando em ordem todos os aspectos que a integram, como:

  • entradas e saídas de capital;
  • gestão tributária;
  • organização do controle de estoque;
  • cumprimento das obrigações acessórias;
  • pagamento de contas;
  • recebimentos;
  • negociação e pagamento de impostos atrasados;
  • identificação de gargalos operacionais;
  • mudança de regime tributário, entre outras questões.

Tomada de decisões estratégica em relação às questões tributárias

Não é nenhuma novidade que o nosso país tem uma das cargas tributárias mais altas do mundo, motivo pelo qual, inclusive, muitas empresas de pequeno porte acabam não sobrevivendo aos primeiros cinco anos no mercado. Em muitos casos, essa situação pode ser evitada se os gestores tomarem decisões estratégicas em relação ao recolhimento de impostos.

Existem diversas medidas que podem ser tomadas para reduzir os gastos com impostos, como o enquadramento do negócio no regime tributário mais adequado à sua atividade comercial e porte. Muitas organizações pequenas acabam pagando mais tributos do que realmente precisam, e esse é um dos pontos que a consultoria financeira pode ajudar a solucionar.

Como contratar uma consultoria financeira?

Agora que você já sabe o que é uma consultoria financeira para pequenas empresas e qual é a sua importância, é importante saber como escolher o melhor prestador para esse tipo de serviço. Veja, a seguir, algumas dicas básicas!

Faça uma pesquisa minuciosa

Separe um tempo para fazer pesquisas cuidadosas a respeito do prestador de serviços de consultoria que você pretende contratar. Há uma grande variedade de recursos a seu favor para que você descubra se a organização tem um status positivo no mercado e é realmente capaz de resolver seu problema. Um bom exemplo são os sites que apontam o índice de satisfação do consumidor, como o famoso Reclame Aqui.

Procure recomendações de quem já usou o serviço

Não há forma melhor de descobrir se o serviço de consultoria financeira para pequenas empresas é realmente bom do que fazendo perguntas para quem já contratou o serviço. Pergunte a amigos ou conhecidos de confiança que tenham informações suficientes a respeito da empresa que você está pensando em contratar.

Verifique as avaliações da empresa

Na era da informação digitalizada, é o consumidor que tem o poder em suas mãos. A maioria dos canais de comunicação modernos conta com uma seção específica de para que os usuários façam avaliações sobre a empresa. Esse é um ótimo recurso para você tirar suas dúvidas sobre o serviço de consultoria que deseja adquirir, mas lembre-se de ponderar os comentários e verifique se as reclamações são justas.

Converse diretamente com a equipe de atendimento

Por fim, mas não menos importante, tire todas as suas dúvidas diretamente com o prestador de serviço de consultoria. Discuta todas as suas preocupações e não hesite em perguntar sobre os serviços, a capacidade, a conduta ética, as políticas, o ambiente de trabalho etc. Assim, você terá certeza de que a companhia pode oferecer as soluções que o seu negócio precisa.

Como você pôde conferir neste conteúdo, um serviço de consultoria financeira para pequenas empresas não é um gasto supérfluo, tampouco um desperdício de recursos da organização. Esse serviço é um investimento que será revertido em ações estratégicas capazes de identificar os gargalos operacionais e impulsionar os resultados da companhia no seu nicho de atuação do mercado.

Quer saber como a Asplan pode ajudar com consultoria financeira para pequenas empresas? Então, entre em contato com a nossa equipe para que possamos apresentar as melhores soluções contábeis do mercado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *