Automatização Contábil No Sindicato

Automatização contábil no sindicato: entenda a importância!

Entidades do Terceiro Setor, assim como qualquer outro tipo de empresa, têm direitos e obrigações fiscais perante a sociedade, e aos órgãos regulamentadores. Dado o contexto, a automatização contábil do sindicato se mostra altamente necessária, visto que há uma série de processos que integram o seu cotidiano.

Manter o controle sobre o patrimônio social, registrar as movimentações financeiras, preservar a transparência em relação ao uso dos recursos, prestar contas de forma clara e organizada, e dar suporte para uma gestão eficiente são apenas alguns exemplos dos desafios que fazem parte da rotina sindical.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda a importância da automatização contábil no sindicato. Também mostraremos como um software de gestão financeira pode contribuir com a melhoria dos resultados. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

Qual a importância da automatização contábil no sindicato?

Agora que você já conhece os principais desafios enfrentados nos processos cotidianos contábeis em um sindicato, mostraremos como a automatização pode ser importante para facilitar o trabalho e proporcionar mais eficiência. Veja a seguir!

Segurança e otimização de processos

Ferramentas de gestão contábil são munidas com tecnologias avançadas e recursos que garantem a segurança dos dados, além de se manterem sempre automaticamente atualizadas em relação às regras da Legislação do Brasil.

Isso significa que, ao implementar a automação contábil no sindicato, a maior parte dos processos e tarefas cotidianas que demanda tempo e trabalho serão automatizadas, isto é, realizadas de forma precisa e ágil, sem sobrecarregar os colaboradores. Assim, a empresa usufrui de mais rendimento e gera resultados mais positivos diante da concorrência.

Mais transparência

Se existe um desafio que a contabilidade sindical enfrenta é a capacidade de manter a transparência das ações realizadas pelo sindicato e, ainda, garantir que a prestação de contas seja exata. O menor erro pode trazer consequências drásticas, comprometendo a credibilidade da associação.

Sendo assim, uma das vantagens da automação contábil no sindicato é que um bom software de gestão permite que os registros financeiros sejam mantidos em dia e todas as questões ligadas aos investimentos, gastos, inadimplência, caixa, entre outros aspectos, sejam gerenciados com total clareza, algo que é crucial em uma entidade do Terceiro Setor.

Desburocratização de processos manuais

Você já parou para mensurar quanto tempo e trabalho são gastos em processos manuais relativos à contabilidade sindical? Pois bem, um dos motivos pelos quais a automação é tão importante nos tempos atuais é o fato de que a tecnologia ajuda a simplificar as atividades e desburocratizar processos repetitivos e realizados manualmente que envolvam o controle de despesas e recursos.

Um bom software contábil pode ser personalizado conforme as necessidades do sindicato em fazer coleta e análise de dados. A ferramenta é capaz de verificar e comparar divergências de valores, além de calcular despesas fixas e variáveis — a melhor parte é que tudo isso é feito em questão de segundos.

Dessa forma, os gestores tiram o peso das costas que a tomada de decisões financeiras costuma trazer, visto que a automação fará a maior e mais burocrática parte do trabalho.

Integração de todos os departamentos

Um dos grandes problemas que a contabilidade sindical tem de lidar, quando a associação não integra seus departamentos, é o fato de que dados relevantes podem passar despercebidos em uma tomada de decisão. Ou, ainda, as informações podem ser coletadas com base em parâmetros diferentes por vários colaboradores, o que dificultará bastante a mensuração dos indicadores e comparativos de desempenho.

Ao adotar um ERP de gestão contábil, esse problema é eliminado, pois a ferramenta permite que todos os dados da associação sejam inseridos em um único sistema, integrando todos os setores e padronizando a forma como eles são unificados, o que facilitará a visualização das finanças.

Redução de custos operacionais

Ao ter processos mais ágeis e produtivos, a redução significativa dos custos de operação se torna uma consequência natural. O fato é que a equipe ganhará mais tempo para realizar outras funções importantes ou mais estratégicas, à medida que não perderá mais tempo com rotinas dispensáveis.

Como diz a máxima “tempo é dinheiro”, e, no mundo corporativo, essa é uma realidade diretamente ligada à produtividade. Ou seja, a redução dos gastos operacionais é o resultado de um trabalho feito com maestria e sem demandar muito tempo.

Maior controle de dados financeiros

Acima de todas as funções já citadas, a automação da contabilidade do sindicato por meio de um ERP voltado para a gestão financeira permite que o gestor tenha muito mais controle sobre tarefas que seriam impossíveis de serem realizadas manualmente.

Um exemplo básico é o caso do departamento de finanças que pode organizar os valores com base em diferentes parâmetros, como por cliente, por data, fontes etc. Além disso, ele receberá uma notificação à distância acerca das informações pertinentes, como estouros de caixa, balancetes ou reabertura.

Com todos os setores integrados em um único sistema, o gestor tem uma ampla visão a respeito das questões financeiras e tributárias do sindicato. Quanto maior a disponibilidade dessas informações, mais fácil é o controle de despesas e receitas comerciais.

Como as funcionalidades oferecidas pelo ERP Asplan podem ajudar?

Antes de finalizarmos, é importante que você conheça o ERP Asplan, uma das melhores tecnologias de automação para contabilidade sindical que pode ser encontrada no mercado.

O software da Asplan oferece uma vasta gama de recursos que abrangem desde questões corriqueiras do cotidiano do sindicato até tarefas de alta complexidade. Entre suas funcionalidades, podemos citar:

  • controle de despesas e receitas;
  • relatórios financeiros;
  • análise de dados;
  • análises financeiras;
  • compras;
  • faturamento;
  • integração entre departamentos;
  • armazenamento e acesso às informações em servidores na Nuvem;
  • certificados digitais;
  • desburocratização de processos.

Entre muitos outros recursos que tornarão o trabalho da contabilidade sindical muito mais simples e eficiente.

Como você pôde contemplar neste artigo, a automatização contábil no sindicato pode trazer grandes benefícios para os gestores, facilitando o cotidiano operacional. As funcionalidades de um bom ERP de gestão financeira garantem a transparência das informações e, ainda, permite que a associação cumpra com todas as suas obrigações.

Quer saber como a ferramenta de gestão contábil da Asplan pode ajudar com os processos operacionais do sindicato? Então, entre em contato com a nossa equipe para conhecer as melhores soluções em automação do mercado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *